Novo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que até o início desta terça-feira (29) foram aplicadas 864.353 doses de vacina contra a gripe. Este ano, o Paraná iniciou a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza de forma antecipada, em 1.º de abril. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do grupo prioritário, que somam 4,9 milhões de pessoas no Paraná. Até agora o Estado já recebeu e distribuiu 2.968.000 doses aos 399 municípios.
Entre os grupos prioritários estão crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, gestantes, profissionais de saúde, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, integrantes das forças de segurança e de salvamento, e militares das Forças Armadas.
Também estão incluídos indivíduos com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e de longo curso, portuários, funcionários do sistema penitenciário e a população privada de liberdade, incluindo jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.
Dia D da Vacinação será em maio
Para ampliar a cobertura, a Secretaria da Saúde definiu 10 de maio como o Dia D de Multivacinação, promovendo a aplicação de doses contra gripe, Covid-19 e febre amarela, além das vacinas do Calendário Nacional de Imunizações.
Desde 14 de abril, a vacinação também está ocorrendo dentro das escolas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A iniciativa segue até 31 de maio, permitindo que estudantes atualizem suas carteiras de vacinação sem precisar se deslocar aos postos.
Paraná já teve seis mortes pela Influenza em 2025
De acordo com o 3º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios deste ano, divulgado pela secretaria no último dia 10, o Paraná registrou 81 casos e seis mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à Influenza. Entre os óbitos, cinco foram por Influenza A (H1N1) e um por Influenza B.