A cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, acaba de ganhar uma Araucária Solar, um monumento em forma de araucária feito com placas solares fotovoltaicas que geram energia para ser utilizada no abastecimento do novo Terminal de Ônibus Afonso Pena, onde está instalada. A “árvore”, assinada pelo artista visual André Baía, foi inaugurada nesta quinta-feira (24).
A instalação artística tem cerca de 5 metros de altura e 8 metros de largura e possui ao todo oito módulos solares. Na prática, os painéis solares em forma de folhas captam a energia solar durante o dia e a convertem em eletricidade. A expectativa é que ela produza aproximadamente 5670 kWh de energia elétrica por ano, suficiente para alimentar cerca de 310 lâmpadas LED de 10W por 5 horas todos os dias no mesmo período, e impacte a vida de milhares de pessoas — estima-se que 30 mil pessoas passam pelo terminal por dia.
Além de homenagear a árvore símbolo do Estado e gerar energia limpa, a obra pretender servir como uma ferramenta educacional sobre a importância das energias renováveis, da conservação da natureza e da cultura local.
Contrapartida educacional
A Araucária Solar é resultado de um projeto encabeçado pela ARBO, empresa que desenvolve projetos sustentáveis com viés artístico, realizado com patrocínio obtido via lei de incentivo do Ministério da Cultura. Além do monumento em si, ele prevê sete oficinas destinadas a estudantes da rede pública de ensino, abordando a produção de obras de arte feitas com materiais sustentáveis, com a participação do artista do projeto André Baía.