O Porto de Paranaguá terá um terminal específico para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros, o primeiro do tipo no local. O projeto de implantação deve ficar pronto ainda no primeiro semestre de 2025. O objetivo é atrair novos navios de cruzeiros e outras empresas do ramo além daqueles que fizeram paradas no local nos últimos dois anos, o que pode beneficiar o município litorâneo e contribuir para que o Paraná se consolide como um importante destino turístico do país.
O trabalho para viabilizar o novo empreendimento no Porto de Paranaguá foi iniciado em agosto de 2024 pela Portos do Paraná e é acompanhado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil). A empresa pública estadual contratou, via licitação, uma empresa especializada na área de engenharia para a elaboração do projeto básico de implantação do futuro terminal a um custo de aproximadamente R$ 386 mil.
Assim que o projeto for entregue, a Portos do Paraná iniciará o processo de obtenção das licenças ambientais necessárias para a instalação da estrutura junto ao Ibama.
Além do terminal de passageiros, a Portos do Paraná também está elaborando um projeto para um berço de atracação preferencial aos navios de cruzeiro que prevê área marítima para embarcações que farão o transporte dos passageiros do terminal até as áreas turísticas e inclui estudos de dragagem do canal e da bacia de evolução do navio de passageiro.
Turismo religioso é o terceiro segmento com maior oferta de atrativos no Paraná
A contratação inclui projetos de implantação e de estruturas, dragagem e sinalização náutica, bem como estudos de modelagem hidrodinâmica e morfodinâmica, dimensionamento dos acessos náuticos, calado seguro, atracação, amarração, análise preliminar de riscos e simulações de manobras de navios.
Como parte deste trabalho, a Portos do Paraná realizou em março a primeira simulação de manobras e estudos náuticos com navios de cruzeiro. Uma equipe de engenheiros participou do estudo e resultados serão incorporados ao projeto básico para implantação do berço de Cruzeiros de Paranaguá. Os testes ocorreram no Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (TPN-USP), em São Paulo.
O simulador utilizou informações coletadas na Baía de Paranaguá, como marés, correntezas e rajadas de vento, com cálculos e projeções em tempo real para diferentes cenários de manobras dos navios.
Cruzeiros no Paraná
A primeira temporada de navios de cruzeiro da MSC em Paranaguá aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas. Ela trouxe mais de 39 mil turistas ao Estado e movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.
A segunda temporada foi entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas em 8 paradas no Litoral do Paraná. Além delas, diferentes navios de cruzeiro atracaram e fundearam em Paranaguá fora das temporadas — como aquele que levou turistas diretamente à Ilha do Mel.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias