Negócios pequenos e formalizados. São essas as características predominantes entre as 2.095 startups paranaenses, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae-PR, que revela ainda informações sobre as verticais de atuação mais representativas, estágio de maturidade dos negócios, distribuição regional, perfil de gênero, escolaridade dos empreendedores, entre outras.
Conforme o estudo, 91% são pequenas empresas e 74% são formalizadas. Entre 2023 e 2024, houve o registro de crescimento de 19,17% no total de startups, passando de 1.758 para 2.095. Entre as formalizadas, o aumento foi de 34,03%, crescendo de 1.155 para 1.548 startups.
Entre as que estão devidamente registradas e autorizadas a operar, 58% é composta por microempresas, seguida por microempreendedores individuais (22,7%), empresas de pequeno porte (10,4%) e, em menor proporção, médias e grandes empresas (8,7%).
No que diz respeito ao estágio de maturidade, 51% estão no momento de validação, ou seja, na fase entre o problema e a solução, em busca de clientes. Outros 28% estão na fase de tração, quando a empresa já está com a operação estável no mercado e em busca de crescer e faturar mais. Ela é seguida da etapa de escala, na qual estão 7% das startups paranaenses. Há ainda 2% delas em fase de curiosidade, a primeira de toda a trajetória, e 13% na de ideação, entre curiosidade e validação.
As empresas estão bem divididas entre diversos setores: 10% atuam na área de saúde e bem-estar (healthtech), 9% são voltadas a serviços, venda e locação de soluções de TI (TI & Comm), e 8% são agrotechs. As edutechs e retailtechs somam 6% cada. 5% são fintechs e 4%, indtechs.
Sobre a localização das empresas, 563 estão em Curitiba e região, 269 na região Noroeste, 238 na Norte e 217 na Oeste. O Sul do Estado tem apenas 84 startups, enquanto o Centro tem 54.
*Com informações da assessoria de imprensa do Sebrae-PR