A busca pela fé e a espiritualidade tem levado cada vez mais brasileiros a locais considerados sagrados — o que tem sido positivo para o Paraná, que conta com vasta oferta de atrativos ligados ao turismo religioso. Ao todo, são 494 atrações religiosas catalogadas no Estado, o que faz do segmento o terceiro em oferta de atrativos, atrás apenas de turismo cultural e ecoturismo.
Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) durante o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, realizado de 8 a 10 de abril, em Foz do Iguaçu (Oeste).
Entre os destinos paranaenses que têm registrado crescimento na busca e nas atividades ligadas ao segmento está Itaipulândia, no Oeste, que recebeu mais de 90 mil fiéis em 2024, um aumento de 124% na comparação com 2019. A cidade possui a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida no Sul do País, com 26 metros de altura. Itaipulândia também integra a Rota da Fé, que compreende os municípios de Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal e Medianeira.
Lunardelli, no Norte do Paraná, é outro destino turístico religioso consolidado. O município, com pouco mais de 5 mil habitantes, recebe cerca de 400 mil turistas por ano para visitas aos atrativos, como o Santuário Santa Rita de Cássia e a Gruta Santa Rita. Também foi palco do 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em 2024.