O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, esteve nesta terça-feira (8), em Brasília, com a diretora de Obras da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF), Maryane Figueiredo, e reforçou o pedido para que linhas férreas de trens de carga sejam retiradas de regiões centrais da capital paranaense. Segundo ele, a articulação para isso poderia ser incluída na discussão da renovação antecipada do contrato da concessionária que administra o sistema, a Rumo Logística.
As linhas férreas são uma concessão do Governo Federal. E o contrato com a empresa concessionária vence em 2027, sendo que é discutida uma renovação. Para o prefeito, é importante incluir nessa negociação a construção do Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de Curitiba. Ou de obras que reiterm as linhas de carga que atualmente passam por bairros populosos da capital, como Centro, Cabral, Alto da XV, Cristo Rei, Cajuru e Uberaba.
O compartilhamento das vias entre carros e trens vem causando transtornos ao trânsito, paralisando o tráfego dos ônibus do transporte público, além de gerar acidentes, inclusive com mortes, e produzir ruídos que incomodam os moradores.
“Curitiba é o último grande centro urbano do país com essa interferência ferroviária. Temos acidentes e alguns fatais nessas interseções. Curitiba quer saber das soluções que serão dadas na nova concessão ou renovação da malha ferroviária”, disse Eduardo Pimentel, que lembrou que já discutiu o assunto em outras ocasiões, ainda como vice-prefeito, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
O prefeito estava acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Maia Neto, na reunião com a diretora da secretaria, que é vinculada ao Ministério dos Transportes.
Trilhos de Curitiba são parte da Malha Sul
Em Curitiba, há 37 quilômetros de trilhos que cortam os bairros das regiões Sul e Leste. São 45 passagens de nível instaladas para a circulação de pedestres e veículos, a maioria no Uberaba e no Cajuru. A ligação férrea da capital com o mar foi construída pelos Irmãos Rebouças há mais de 100 anos, no período imperial. Os trilhos fazem parte da Malha Sul e são administrados pela Rumo Logística.
Pimentel em Brasília
Eduardo Pimentel está em Brasília desde a segunda-feira (7) para participar da 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). No encontro, ele defendeu que o Governo Federal entre na discussão sobre o financiamento das gratuidades do transporte coletivo.
Segundo ele, somente com gratuidades dos idosos, instituídas pela Constituição Federal, são R$ 110 milhões por ano pagos por Curitiba, o que representa 11% das passagens do sistema.
O prefeito da capital alertou também sobre a necessidade da união entre os municípios na discussão do Comitê Gestor, órgão previsto na Reforma Tributária e que será responsável por deliberar sobre o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ISS (municipal) e o ICMS (estadual).
Com informações da Prefeitura de Curitiba