Pessoas com deficiência que visitarem o Parque Estadual de Vila Velha terão entrada gratuita a partir deste mês. A iniciativa será lançada oficialmente nesta sexta-feira (4), com a visita de um grupo de pessoas autistas e seus familiares promovida pelo ICO Project em parceria com o Instituto Anjo Azul. O objetivo, de acordo com a concessionária Soul Vila Velha, é ampliar o acesso ao parque e reforçar a importância da inclusão social.
A gratuidade é concedida por meio do ingresso Luigi, que deve ser apresentado na entrada do parque junto com um certificado que comprove a deficiência. Ele permite acesso aos arenitos, à Lagoa Dourada e às Furnas, e garante meia-entrada para um acompanhante. Os beneficiário também recebem um adesivo de identificação e têm atendimento prioritário. Atividades opcionais, como Tirolesa e Arvorismo, não estão inclusas.
Pela primeira vez, Ilha do Mel recebe turistas diretamente de navio de cruzeiro
O ingresso Luigi homenageia o Lambari da Furna, mascote do parque que desenvolveu características únicas devido ao isolamento, como a ausência de defesa contra predadores, dieta generalista e espermatozoides de movimentação lenta. Além disso, anomalias e deformidades em sua coluna são observadas devido à endogamia, fenômeno resultante da reprodução entre indivíduos com alto grau de parentesco.