Depois de hiato de uma semana, Nelson Justus deve voltar a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná a partir da próxima semana. Dessa vez, o primeiro suplente do União Brasil vai substituir o deputado estadual Do Carmo, do mesmo partido, que se licenciou para assumir como secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Estado do Paraná. Do Carmo oficializou seu pedido de licença na sessão plenária desta quarta-feira (2).
Mesmo sem se eleger em 2022, Justus não se afastou efetivamente da Assembleia e de suas funções como parlamentar — que exerce desde 1990, mesmo diante de desgastes provocados pelo esquema de corrupção dos Diários Secretos, que envolvia a nomeação de funcionários fantasmas na Assembleia. O caso foi revelado em 2010, quando Justus era presidente da Casa, e as ações ainda correm na Justiça, inclusive algumas envolvendo o deputado.
Logo no início da atual legislatura, em janeiro de 2023, assumiu como deputado estadual no lugar de seu companheiro de partido Mauro Moraes, que havia sido convocado pelo governador Ratinho Junior para comandar a pasta do Trabalho.
Na recente reforma do secretariado de Ratinho Junior, Moraes foi substituído por Do Carmo e voltou a ocupar sua cadeira na Assembleia. Ele foi exonerado na quinta-feira (26). Na sexta (27), já estava em seu gabinete, conforme registros em redes sociais e, na segunda, voltou a participar das sessões plenárias — enquanto Justus ficou alguns dias longe da Casa.