O Circuito Gastronômico de Matinhos, aberto nesta semana, vai movimentar o Litoral do Paraná nos próximos 60 dias. Também chamado de “Festival do Camarão”, a segunda edição do evento acontece até o dia 1º de junho, e tem como foco aumentar movimento nos restaurantes do município após a temporada de verão, valorizando a gastronomia e o empreendedorismo caiçara, com destaque aos camarões pescados no Litoral. Ele é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abav-PR).
Ao longo de 60 dias, 16 estabelecimentos de Matinhos, entre restaurantes, bares, sorveterias e afins, oferecem pratos com preços tabelados e com o camarão caiçara como carro-chefe dos preparos. Com os atrativos gastronômicos, o evento busca incentivar um novo fluxo turístico na região, aquecendo a economia mesmo fora da alta temporada. O Governo do Paraná apoia o evento, por meio da Secretaria do Turismo (Setu).
Camarão é a estrela da festa
A escolha do camarão como atrativo principal dos pratos se deve à cultura e abundância do fruto do mar nas águas da região, com restaurantes que mantêm vivo o preparo tradicional, além de locais que inovam e usam da criatividade na elaboração dos pratos.
Para o diretor executivo da Abav Paraná, Luciano Bartolomeu, o circuito gastronômico tem impacto na economia do município, aproveitando o bom momento turístico que a região vive – com chegada de muito visitantes, inclusive estrangeiros – e de infraestrutura cada vez mais aprimorada, com a engorda da orla e os modernos banheiros públicos instalados pela Secretaria do Turismo no Litoral, por exemplo.
Regras para a participação
As iguarias ofertadas passaram por um processo de curadoria, com foco em padronizar as apresentações e demais ações junto aos restaurantes. Uma das únicas exigências é que sejam mantidos os preços fixos, com opções para todos os bolsos e fomes, com pratos servindo até quatro pessoas.
Fábio Frederico, do Restaurante Gaivotas, vai promover durante o circuito um prato que, segundo ele, já é sucesso de seu cardápio: camarão médio à romana. Ele também diz que observa muitos retornos positivos da parceria da Setu com a iniciativa privada, impactando as empresas e os trabalhadores do setor.
“A divulgação que o Estado traz aos nossos estabelecimentos é gigante, porque estamos em Matinhos desde 1998 e nunca tivemos tanto apoio ao turismo, à gastronomia e à cultura da cidade. Já tivemos uma temporada fantástica do Verão Maior e agora, com esses eventos apoiados pelo Estado, conseguimos atrair mais turistas e aquecer o comércio local”, disse.
Confira a lista de participantes
- Ingá Pizza Bar / Endereço: Rua União, 1140 – Caiobá
- La Bodeguita / Endereço: Avenida Paranaguá, 6000 – Balneário Betaras
- PizzaCuston / Endereço: Rua Castro, 210 – Caiobá
- Bangalô dos Pastéis / Endereço: Rua Osiris Del Corso, dentro do Shopping MK
- Milkshake Mix / Endereço: Avenida Curitiba, 878 – Bom Retiro
- Maestro Caramelo / Endereço: Rua da Fonte, 1 – Centro
- Capivara Sorvetes & Café / Endereço: Avenida Paranaguá, 245
- Pilequinho Restaurante / Endereço: Avenida Paranaguá, 196
- Dom Brothers / Endereço: Rua da Fonte, 464
- Birutas Restaurante e Petiscaria / Endereço: Avenida Beira Mar, 10959
- Vilarejo Restaurante / Endereço: Rua Léa Vialle Curry, 258
- Pacheko Restaurante & Petiscaria / Endereço: Rua Bandeirantes, 159 – Centro
- Gaivotas Restaurante / Endereço: Avenida Prof. Joaquim de Matos Barreto, 298
- Bonna Pizza / Endereço: Rua Waldir Muller, 44
- Bistrô Vida Mansa / Endereço: Rua Augusto Blitzcow, 151
- Skema Beach Club / Endereço: Avenida Atlântica, 421
Com informações da Agência Estadual de Notícias