Um mês e um dia depois de chegar à Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto que tratava da concessão da Pedreira do Atuba, localizada na divisa entre Colombo e Curitiba, foi aprovado pelos deputados paranaenses por unanimidade — e sem emendas — nesta terça-feira (25). O espaço deve ser transformado em um espaço de lazer multiuso, que poderá receber desde shows a exposições, ser usado como parque e, ainda, atender diversas práticas esportivas.
O objetivo é dar um novo uso à área, que poderá receber melhorias estruturais pela empresa gestora, o que tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
A concessão prevê que a instituição responsável seja selecionada mediante processo licitatório — o que o Governo do Estado pretende que aconteça até o fim de 2025. O texto também estabelece que a concessionária garanta a preservação ambiental do espaço, que tem aproximadamente 120 mil metros quadrados, e que caberá a ela todos os ônus e encargos pela manutenção do espaço.
A regulamentação documental da área da Pedreira do Atuba foi feita pela Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), cuja equipe de arquitetos urbanistas desenhou o esboço inicial do projeto. A agência também realizou, no fim de 2024, duas consultas públicas e duas audiências públicas com a população da região, cujas contribuições foram acrescentadas às minutas do edital.
De forma complementar, também foram feitas sondagens de mercado, o que permitiu um diálogo do poder público com representantes do setor privado buscando aprimorar o processo licitatório, tornando-o atrativo para potenciais investidores e empreendedores.