O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou nesta segunda-feira (24) mais três mudanças em sua equipe de governo. Conforme especulado anteriormente, Guto Silva (PSD) vai sair da Secretaria do Planejamento e assumir a de Cidades. Já Márcio Nunes (PSD) deixa o Turismo e vai para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
A terceira mudança é a entrada do ex-deputado federal e ex-prefeito de Pinhais Luizão Goulart (Solidariedade) como secretário da Administração e da Previdência. O cargo estava vago desde a saída de Claudio Stabile, que foi exonerado em 17 de fevereiro.
Ainda não é certo que as mudanças terminaram. Mas, com as mexidas de agora, o governador coloca Guto Silva em um dos cargos de maior exposição no governo, apostando que ele consiga viabilizar o seu nome para disputar o Palácio Iguaçu na eleição do ano que vem. Marcio Nunes também assume uma secretaria com alta visibilidade para tentar aumentar o seu capital político com vistas a levar uma das duas vagas ao Senado em 2026.
Na sexta-feira (21), Ratinho Junior tinha anunciado que três ex-prefeitos seriam abrigados no governo, todos de grandes cidades do Estado. Rafael Greca (PSD), ex-prefeito de Curitiba, queria a pasta das Cidades, mas acabou no Desenvolvimento Sustentável. Ulisses Maia (PSD), ex-prefeito de Maringá, assumiu a Secretaria do Planejamento, que era ocupada por Guto Silva. E Leonaldo Paranhos (PSD), ex-prefeito de Cascavel, irá para a Secretaria do Turismo, que era comandada por Marcio Nunes.
Outra mudança no secretariado do governo aconteceu com a saída de Ricardo Barros (PP) da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. Barros votou a Brasília para reassumir o mandato de deputado federal. Seu suplente, Marco Brasil (PP), que acabou ficando sem mandato, teria sido indicado pelo partido para assumir a secretaria.