O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou nesta sexta-feira (21) mudanças na sua equipe de governo. Três ex-prefeitos que deixaram os cargos no começo do ano foram abrigados no secretariado. São eles: Rafael Greca (PSD, Curitiba), que vai assumir a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável; Ulisses Maia (PSD, Maringá), que vai comandar a Secretaria do Planejamento; e Leonaldo Paranhos (PSD, Cascavel), que vai comandar a Secretaria do Turismo.
A medida é mais um passo na reforma da equipe de Ratinho Junior, que ainda não está concluída. Ela começou com a saída de Ricardo Barros (PP) da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. Ele reassumiu o cargo de deputado federal, em Brasília.
A segunda parte das mudanças, anunciadas nesta sexta, estavam sob suspense, aguardando o aceite do ex-prefeito de Curitiba. Greca pretendia comandar a Secretaria das Cidades, que dá mais visibilidade com prefeitos do interior do Paraná. No entanto, acabou preterido e aceitou uma das três opções que lhe foram oferecidas. Ele chegou a subir o tom nas negociações ao longo da semana. Durante entrevista ao RIC Notícias e à Jovem Pan News, destacou que seria candidato ao Governo do Paraná mesmo sem participar do governo. A pressão não surtiu efeito e Greca acabou ficando com o Desenvolvimento Sustentável. Não há indicação sobre o destino de Everton Souza, que estava no comando da pasta.
Outra questão que atrasava a reforma era uma condenação por improbidade administrativa do ex-prefeito Leonaldo Paranhos. Conforme noticiou o Blog Politicamente, a condenação, que se arrastava na Justiça desde 2019, foi revertida após um recurso do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), nesta semana. Com isso, ele foi liberado para assumir a Secretaria de Planejamento.
E ainda não acabou
As mudanças de Ratinho Junior em sua equipe ainda não acabaram. A especulação agora é com o destino de dois membros que ocupavam os cargos agora destinados a ex-prefeitos. Guto Silva, que deixou o Planejamento, deve assumir a Secretaria das Cidades e terá a incumbência de fortalecer seu nome para a disputa do Governo do Paraná em 2026. Já Márcio Nunes, que deixou o Turismo, irá para a Secretaria da Agricultura. No caso dele, a intenção é buscar visibilidade para a disputa do Senado.
A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços está, interinamente, sob comando de seu diretor-geral da secretaria, Christiano Puppi. Porém, de acordo com o Blog da Martha Feldens, a vaga pode ser assumida por Marco Brasil (PP), suplente de Ricardo Barros na Câmara e que teria sido indicado pelo próprio partido.