O município de Juranda, na região Centro-Oeste do Estado, deve ser o primeiro a receber uma parada de apoio a turistas e quem trafega por suas rodovias, com serviços, produtos regionais e informações turísticas do projeto Ponto Paraná, desenvolvido pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria das Cidades (Secid).
Conhecida como a Cidade do Milagre, Juranda se destaca pelo turismo religioso, atraindo fiéis e visitantes o ano todo. Ela fica entre os municípios de Campo Mourão e Cascavel, servindo como um ponto de conexão para Foz do Iguaçu, rota que hoje conta com poucas opções de parada. Estima-se que as obras durem cerca de 14 meses.
A proposta, porém, é levar as paradas de apoio a vários pontos do Estado para oferecer descanso à margem das rodovias, além de ofertar produtos regionais cadastrados no programa Vocações Regionais Sustentáveis, da Invest Paraná, e informações turísticas, para fomentar o desenvolvimento regional, especialmente comunidades locais. Além da geração de empregos, as comunidades contarão com possibilidades de crescimento econômico e consumo de serviços relacionados ao turismo paranaense.
A inspiração para o projeto vem do Japão, onde, desde 1993, há os michi no eki (em português, estações de estrada), locais únicos e animados, construídos com a comunidade, para descanso, informações e promoção da região. A ideia foi trazida ao Paraná a partir da cooperação do Paraná com a província de Hyogo.