A Renault fez uma parceria com a chinesa Geely para produzir veículos de baixa emissão de CO₂ em sua fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com isso, os chineses terão uma participação minoritária na subsidiária brasileira da multinacional francesa.
Por meio do negócio, as duas fábricas da Renault no Complexo Ayrton Senna devem ser disponibilizadas para a produção destes novos veículos, tanto para a Geely como para a Renault, além da atual gama de modelos da marca francesa.
Em relação à área de vendas, a Renault deve se tornar o distribuidor do portfólio de modelos de veículos zero e de baixas emissões da Geely no Brasil.
“A Renault Group e a Geely já têm um histórico considerável de parcerias: lançamos de forma bem-sucedida uma joint venture na Coreia do Sul e, com a Horse, criamos a líder mundial de tecnologias de grupos motopropulsores. Juntos, construímos uma relação de trabalho eficaz, com confiança. São grandes diferenciais que queremos potencializar hoje, com esta nova cooperação no Brasil. Ela permitirá a consolidação de nossa presença industrial no Estado do Paraná e fortalecer ainda mais a posição da marca Renault neste mercado-chave”, disse Luca de Meo, CEO do Renault Group.
“A cooperação da Geely com a Renault é parte de seu compromisso de trabalhar com parceiros globais na transformação e melhoria da indústria, com foco na sustentabilidade. A relação da Geely com a Renault está evoluindo, desde a Coreia do Sul até os motores globais e, agora no Brasil. Ao trabalhar juntos, nos beneficiamos mutuamente de sinergias compartilhadas e eficiências aprimoradas, para criar ainda mais valor para os nossos consumidores em todo o mundo”, afirmou Daniel Li, CEO da Geely Holding Group.
As multinacionais ressaltaram que a parceria é focada na expansão global das marcas, com foco no Brasil, mercado que representa 44% das vendas do setor automotivo na América Latina.