O prédio do Cine Lido, velho conhecido dos curitibanos, vai ser reformado e voltará a funcionar, agora como uma casa de shows e espetáculos no Centro da capital. O anúncio foi feito nesta semana, pelas duas empresas responsáveis pelo projeto – Planeta Brasil Entretenimento e SevenX, ao lado do prefeito Eduardo Pimentel (PSD).
As obras começam nesta semana e a inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2026. O local, no coração do Centro de Curitiba, estava fechado há 15 anos. Localizado na Rua Ermelino de Leão, entre a Cruz Machado e a Cândido Lopes, o local será um espaço multiuso, com tecnologias modernas e capacidade para receber de 2.800 pessoas em espetáculos e eventos.
Será uma requalificação completa da edificação. Com três andares e 2.000 metros quadrados, o projeto arquitetônico é inspirado no estilo Art Déco e assinado pelo renomado arquiteto João Uchôa. Entre seus trabalhos, Uchôa foi o responsável pela cenografia dos festivais Rock in Rio e The Town, além da concepção de espaços como o Bar do Zeca Pagodinho e o Qualistage.
Depois de pronto, o Cine Lido poderá receber espetáculos de todos os gêneros, shows nacionais e internacionais de diferentes portes, além de eventos corporativos e sociais de variados tamanhos. A casa de espetáculos contará ainda com sete bares e inovações como venda antecipada de ingressos e itens de alimentação por biometria, além do uso de inteligência artificial para criar experiências personalizadas para o público. O local também contará com um sistema de cashback para eventos.
A nova casa de shows e espetáculos está alinhada ao projeto da Prefeitura de Curitiba para o redesenvolvimento do Centro da cidade, que foi lançado neste mês de fevereiro.
O Cine Lido
O Cine Lido foi inaugurado em 17 de setembro de 1959, com a exibição do filme “War and Peace” (Guerra e Paz), superprodução que Henry King havia dirigido em 1956, com base no romance de Liev Tolstói.
O evento foi um acontecimento para a Curitiba da época; o cinema, construído por Henrique Oliva (1901-1965), era então o mais moderno da cidade – e com a maior tela da região Sul do Brasil.
Com informações da Prefeitura de Curitiba