A Defesa Civil do Paraná enviou neste domingo (9), de Curitiba, material para apoio aos municípios de Antonina e Morretes, após solicitação das prefeituras. As duas cidades foram prejudicadas pelas chuvas de sexta e sábado (7 e 8), que afetaram também Guaratuba e Paranaguá. Foram encaminhados 300 kits de higiene e 300 kits de limpeza para Morretes e 320 de cada para Antonina.
Cerca de 4,4 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Litoral, direta ou indiretamente, incluindo quem não pôde sair de casa por causa da subida das águas. O Governo do Paraná montou uma força-tarefa com mais de 100 homens para atuar nessas cidades, com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, policiais, militares e aeronaves, além de servidores dos municípios e da Polícia Rodoviária Federal. Um homem morreu em Guaratuba e uma pessoa está desaparecida.
“Estamos com uma estratégia para atendimento e apoio aos municípios do Litoral e às pessoas que foram atingidas. Esse trabalho vai seguir ao longo da semana, temos equipes da Defesa Civil mobilizadas tanto no barracão onde ficam esses itens como na organização das doações e nos municípios”, disse o capitão Marcos Vidal, porta-voz de Defesa Civil estadual.
De acordo com ele, a Defesa Civil continua monitorando a situação em campo para dar todo o suporte necessário às famílias e aos municípios.
Auxílio da assistência social
Durante todo o sábado (8), uma equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) se reuniu com técnicos e gestares da Assistência Social das cidades mais atingidas para orientar sobre como usar os recursos do Piso Único de Assistência Social, valores repassados pelo Estado a cada três meses aos 399 municípios do Paraná para ações nesta área.
O dinheiro já está nas contas dos municípios e, em situações como esta, pode ser destinado para ações como acolhimento de pessoas desabrigadas em hotéis e pousadas, compra de itens de alimentação e higiene, entre outros.
As cidades mais atingidas são Paranaguá, Guaratuba, Antonina e Morretes, e Matinhos com menor intensidade. Juntos, os municípios têm em suas contas destinadas para esse fim mais de R$ 450 mil.
Uma equipe técnica da secretaroa ficará à disposição dos municípios de forma on-line. Outras farão as orientações e auxiliarão os gestores de forma presencial, a partir deste domingo (9).
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em menos de 18 horas, entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8), os pluviômetros registraram mais de 276,2 mm de chuva em Morretes, 171,8 mm em Antonina, 144,4 mm em Paranaguá, 173,8 mm em Guaraqueçaba, 170,6 mm em Matinhos e 282,4 mm na Serra do Mar, na BR-277.
Com informações da Agência Estadual de Notícias