A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) prorrogou o prazo de inscrições para o programa Aprova Paraná Universidades para até o dia 30 de janeiro. A decisão foi tomada para garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar.
O programa oferece 20% das vagas em sete universidades estaduais do Paraná exclusivamente para alunos de escolas públicas. Com um total de 3.700 vagas distribuídas em 1.283 cursos, as inscrições são feitas por meio de um sistema desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com a Celepar.
“Queremos garantir que nenhum jovem fique de fora dessa oportunidade. Esse programa é uma chance única para democratizar o acesso à educação superior e oferecer a cada aluno a possibilidade de transformar seu futuro”, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda.
Até o momento, o sistema de inscrição contabilizou mais de 25 mil cadastros. A secretaria reforça a importância de não deixar para a última hora. Segundo Cláudio Aparecido Oliveira, diretor de Tecnologia e Inovação da secretaria, o sistema está preparado para atender um grande volume de acessos, mas os estudantes devem evitar o risco de perder o prazo devido a eventualidades.
O Aprova Paraná Universidades utiliza as notas da Prova Paraná Mais como critério principal de seleção, além de contemplar cotas para pessoas com deficiência, pretos e pardos. Os interessados podem acessar o sistema e realizar a inscrição por meio do site do programa. O prazo final, agora até sexta-feira, encerra-se às 23h59 do dia 30 de janeiro.
Como funciona o Aprova Paraná?
O programa funciona nos mesmos moldes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado em âmbito federal. O diferencial é que a nota utilizada será a da Prova Paraná Mais.
Ao todo, serão disponibilizadas 3.700 vagas em 1.283 cursos: 598 na Universidade Estadual de Londrina (UEL); 754 na Universidade Estadual de Maringá (UEM); 429 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); 490 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); 461 na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); 287 na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e 681 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Outras 146 vagas são destinadas a pessoas com deficiência e 902 para pretos e pardos.
Em torno de 118 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da 4ª série de cursos subsequentes de 1.700 escolas de todo o Estado fizeram as provas, que aconteceram em novembro de 2024.
Com informações da Agência Estadual de Notícias