A Câmara de Curitiba elegeu nesta quinta-feira (2) a mesa diretora que comandará a Casa nos dois primeiros anos da 19ª legislatura (2025-2028). O presidente será Tico Kuzma (PSD), que terá seu segundo mandato no cargo, sendo o primeiro no biênio 2021/2022. Confira a composição completa da mesa.
Para a eleição, a casa foi dividida em dois blocos, que foram chamados e “blocão” e “bloquinho”, mas podem ser simplificados como base de apoio da prefeitura e oposição. O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) terá, com variações, o suporte de 31 dos 38 vereadores, divididos entre os partidos PSD (6), PL (4), União (4), Novo (3), Podemos (3), Republicanos (3), PP (3), MDB (2), PRD (1), Agir (1) e PMB (1). Já a oposição terá sete parlamentares – Federação PT/PCdoB/PV (3), PDT (2), PSB (1) e PSol (1).
Com essa divisão, a base governista ficou com 7 cargos na mesa diretora e a oposição com um. A eleição transcorreu normalmente, sem indicação de candidaturas avulsas dentro dos blocos. A única exceção foi a votação para o cargo dedicado à oposição, com Giorgia Prates para a 4ª Secretaria, que não foi unânime. Bruno Secco (PMB), Da Costa (União Brasil), Eder Borges (PL), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), João Bettega (União Brasil) e Olimpio Araujo Junior (PL) se abstiveram de votar.
Com o resultado da eleição, a Casa terá a maior participação feminina na Mesa Diretora da história, com três dos sete cargos nas mãos de vereadoras – Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates (PT).
A Comissão Executiva, que tem a responsabilidade de administrar a Câmara pelos próximos dois anos, será formada por Tico Kuzma (presidente), Bruno Rossi (1º secretário) e Indiara Barbosa (4ª secretária).
Para a Corregedoria, os vereadores elegeram Sidnei Toaldo (PRD), por unanimidade, com Delegada Tathiana (União) e Camilla Gonda (PSB) na primeira e segunda vices.
Confira a composição completa da Mesa Diretora
Presidente: Tico Kuzma (PSD)
1º Secretário: Bruno Rossi (Agir)
2ª Secretária: Indiara Barbosa (Novo)
1º Vice-presidente: Leonidas Dias (Podemos)
2º Vice-presidente: Nori Seto (PP)
3ª Secretária: Meri Martins (Republicanos)
4ª Secretária: Giorgia Prates (PT)