O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou o resultado final da licitação da obra para duplicar em pavimento rígido de concreto a PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste, localidade de Pontal do Paraná, no Litoral. Pela proposta do consórcio vencedor, a obra custará R$ 274,5 milhões com prazo de 1.080 dias corridos para conclusão.
A comissão de contratação do DER-PR confirmou como vencedor o Consórcio TE PR-412 Matinhos, composto pelas empresas TCE Engenharia Ltda. e Ellenco Construções Ltda., uma vez que as demais participantes não entraram com recursos quanto ao resultado anterior.
Ao todo, foram 12 interessadas na licitação, sendo que, de início, o menor lance foi da AM2 Brasil Engenharia Ltda, com valor de R$ 213,8 milhões. No entanto, o DER-PR explicou que a proposta foi considerada “inexequível”, ou seja, de valor muito baixo pela característica da obra. Também por “não apresentação de proposta adequada ao lance e documentos para habilitação”. O preço máximo para a obra era estimado em R$ 308 milhões.
Próximos passos
O consórcio TE PR-412 Matinhos teve toda sua documentação habilitada e apresentou a proposta de preço negociada de R$ 274,5 milhões para executar a obra. Agora o resultado final segue para homologação pelo DER-PR, com a etapa seguinte sendo a assinatura do contrato.
A obra vai atender um trecho de 14,28 quilômetros, iniciando próximo à ponte sobre o Canal de Matinhos e seguindo até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste. Está prevista uma pista central em pavimento rígido de concreto, vias marginais em pavimento asfáltico, novas pontes sobre o Canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário, e um viaduto no entroncamento da rodovia com a Avenida Curitiba.
A pista atual terá sua plataforma alargada para ambos os lados, e o pavimento existente será demolido, dando lugar ao pavimento rígido de concreto, com placas de 21 centímetros de espessura. Uma barreira de concreto vai separar as pistas duplicadas, enquanto canteiros vão separar o eixo central das marginais, exceto por agulhas de entrada e saída.
As vias marginais terão sentido único, com estacionamentos, uma calçada para pedestres e ciclovia bidirecional cada uma. Sob estas será posicionada a rede de drenagem de águas da rodovia, buscando evitar o remanejamento de interferências, como redes subterrâneas e postes.
A iluminação será instalada na pista central, nas vias marginais, no viaduto e próximos às pontes, nos passeios e ciclovias, entre outros locais. O prazo de execução da obra será de 1.080 dias corridos.
Com informações da Agência Estadual de Notícias