O Instituto Água e Terra (IAT) finalizou o processo de reflorestamento das margens do Canal da Avenida Paraná, em Matinhos, no Litoral. Foram plantadas 576 unidades de manacás-da-serra (Tibouchina mutabilis), espécie nativa do Paraná, ao longo de todo o equipamento, cuja extensão é de 1,4 quilômetro.
Diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, Roberto Machado Correa reforça a importância da estrutura no projeto de recuperação da orla de Matinhos. O canal é o ponto principal do sistema de microdrenagem implementado no município, com papel essencial no escoamento das águas da chuva.
O novo sistema funcionará da seguinte maneira: quando a chuva cair na cidade a água escorrerá para as canaletas de microdrenagem localizadas ao lado das ruas, próximas às calçadas, e de lá escoará para o sistema de macrodrenagem (100% finalizado), composto por extensos canais sem tampa que conseguem transportar um grande volume por grandes distâncias, como o próprio canal da Avenida Paraná, o do Rio Matinhos e o da Avenida Juscelino Kubitschek.
Depois de passar pela macrodrenagem, a água será lançada para o destino final, que será um dos corpos hídricos da cidade, como o mar, o Rio Matinhos ou os afluentes com o Rio Milome.
“O canal é uma parte essencial da orla em relação ao escoamento das chuvas e também porque minimiza as cheias da maré, quando o mar atinge seu nível mais elevado, mantendo a segurança da população e a conservação da biodiversidade local”, afirma Roberto Machado Correa.
Com informações da Agência Estadual de Notícias