Programações gastronômicas movimentam Foz do Iguaçu, na região Oeste, com o Circuito Gastronômico das Cataratas e o Festival Porco Moura.
A primeira fase do foi realizada entre os dias 4 e 17 de novembro, nos restaurantes e bares associados. A segunda etapa do evento acontece de 27 a 30 de novembro no Itaipu ParqueTec, simultâneo ao Festival Iguassu Inova. A proposta é integrar gastronomia, cultura e inovação em um único ambiente durante quatro dias de atividades, exaltando também as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo e eleita recentemente como o principal atrativo turístico do País e da América do Sul, segundo a plataforma TripAdvisor.
O Festival Porco Moura será mais um evento gastronômico que movimentará o setor no município, ressaltando a culinária com a carne suína. O evento acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Black Bill Smoke House. O público vai encontrar 10 estações apresentações variadas do prato. O evento terá ainda open food e open bar de chopp, gin, cachaças, licores, vinhos e bebidas não alcoólicas.
O porco moura é uma raça suína histórica trazida ao Brasil durante o Período Colonial. Ele se destaca por sua carne marmorizada, suculenta, sabor marcante e qualidade superior. O prato tem sido cada vez mais valorizado por chefes de cozinha e charcuteiros – amantes e profissionais do preparo de carnes, que reconhecem o diferencial desse produto na gastronomia.
Turismo Gastronômico
De acordo com o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, dar destaque ao turismo gastronômico é reconhecer que culinária passa, sobretudo, pelos serviços oferecidos pelos estabelecimentos. “Não adianta servir uma boa refeição se o atendimento não é bem prestado, por isso o fomento a qualificação do setor são importantes. O turismo está diretamente ligado com uma boa prestação de serviços, e os órgãos estaduais do turismo estão sempre atentos a isso”, completou.
“Quando um viajante chega ao Estado, ele busca experimentar mais da nossa culinária e reconhecer quais são os sabores daqui. Neste aspecto, o Paraná é rico em opções, influências e pratos, típicos ou contemporâneos”, disse.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.