O município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, é a primeira cidade do Interior do Paraná que recebe uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, que faz parte do Programa Mulher Segura e Protegida, do Governo Federal. O estabelecimento vai disponibilizar atendimento humanizado e multidisciplinar para mulheres em situação de violência. A estrutura foi entregue nesta terça-feira (12).
Entre os serviços que podem ser oferecidos nas unidades da Casa da Mulher Brasileira estão acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, juizados e varas especializadas, Ministério Público, Defensoria Pública, central de transportes, promoção da autonomia econômica, alojamento de passagem (curta duração – até 24 horas), serviços de saúde e brinquedoteca para as crianças que chegam com suas mães.
A primeira Casa da Mulher Brasileira no Estado fica em Curitiba e foi inaugurada em 2016. Situada no bairro Cabral, conta com serviços de apoio psicossocial e de garantia de direitos, sendo um centro de referência no atendimento a todos os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Mais informações AQUI.
Em Francisco Beltrão, agora fica a cargo da Prefeitura a aquisição do mobiliário e a contratação dos profissionais.
A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a função da Casa da Mulher. “Justamente para que possamos proteger a vítima, também com trabalhos voltados junto à segurança pública, punir os agressores. O objetivo principal é salvar vidas e, mais do que isso, quando uma mulher é vítima de violência, não é só ela que sofre, toda a sua família também é vítima e a sociedade paga um preço muito alto por tudo isso”, disse.
Com informações da Agência Estadual de Notícias