Fundado em 1891, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) terá pela primeira vez em sua história uma mulher como presidente. A desembargadora Lídia Maejima foi eleita na segunda-feira (11) e vai presidir o Poder Judiciário paranaense pelo biênio 2025-2026.
Ela foi eleita com 74 votos, em segunda votação. Junto com a magistrada, também foram eleitos o desembargador Hayton Lee Swain Filho como 1º vice-presidente (116 votos); o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia como 2º vice-presidente (70 votos); o desembargador Fernando Wolff Bodziak como corregedor-geral da Justiça (69 votos, em segunda votação); e a desembargadora Ana Lúcia Lourenço como corregedora (76 votos). O novo ouvidor-geral será o desembargador Ruy Alves Henriques Filho (111 votos) e o ouvidor será o desembargador José Américo Penteado de Carvalho (108 votos).
A eleição também definiu dez novos integrantes para o Órgão Especial e quatro membros do Conselho da Magistratura (veja a lista completa ao final deste texto).
“Terminada a eleição, o momento é de união e diálogo institucional. Tenho plena consciência da redobrada responsabilidade que recai sobre meus ombros não só pela missão de dirigir o quarto maior tribunal do nosso país, mas também por ser a primeira mulher a receber esta nobre missão”, afirmou Maejima após o pleito.
Ela assume o tribunal após 56 outros presidentes, todos homens, terem comandado o Poder Judiciário do Estado. Foram 50 magistrados, sendo que quatro deles exerceram a presidência por mais de uma vez. A desembargadora vai substituir Luiz Fernando Tomasi Keppen, que preside o TJ-PR pelo biênio 2023-2024.
Confira a formação completa do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura
Órgão Especial (oriundos da carreira da magistratura)
Desembargador Sergio Luiz Kreuz (112 votos)
Desembargador Fábio André Santos Muniz (111 votos)
Desembargador Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra (108 votos)
Desembargadora Lilian Romero (103 votos)
Desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza (101 votos)
Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa Neto (99 votos)
Desembargadora Lenice Bodstein (98 votos)
Desembargador Jorge de Oliveira Vargas (97 votos)
Órgão Especial (oriundo da carreira da advocacia)
Desembargador Octávio Campos Fischer (86 votos)
Órgão Especial (oriundo da carreira do Ministério Público)
Desembargador Cláudio Smirne Diniz (124 votos)
Conselho da Magistratura
Desembargador Fernando Prazeres (101 votos)
Desembargador Vitor Roberto Silva (94 votos)
Desembargador Domingos Thadeu Ribeiro da Fonseca (93 votos)
Desembargadora Ângela Maria Machado Costa (86 votos)
Quem é a nova presidente do TJ-PR?
Nascida no dia 22 de fevereiro de 1960 em Arapongas, no Norte Central do Paraná, a nova presidente do TJ-PR é filha de Miguel Takamichi Maejima e de Izabel Fukuju Maejima. É formada como bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, turma 1981.
Lídia Maejima entrou na carreira da magistratura paranaense mediante concurso público. Nomeada em 19 de junho de 1984, atuou como juíza substituta nas comarcas de União da Vitória, Cornélio Procópio e Foz do Iguaçu. Após novo concurso, como juíza de direito, judicou nas comarcas de Pérola, Andirá, Goioerê, Cascavel e Londrina.
No dia 31 de agosto de 2007 foi promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.
É especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professora das disciplinas de “Direito Civil” e “Introdução ao Estudo do Direito” na Faculdade de Direito da Unipar. Já na EMAP/Londrina, lecionou “Deontologia do Magistrado”, “Direito de Família e Sucessões” e “Prática de Processo Penal”.