Com gastronomia típica, música e cultura, o Expresso de Verão vai levar os passageiros a uma experiência de duas horas em meio à natureza. Por meio do trajeto Morretes – Antonina (o mesmo realizado pelo Trem Caiçara ao longo do ano), os passageiros vão embarcar uma Maria Fumaça com mais de 100 anos, a mais antiga em funcionamento regular no País.
O embarque acontece na estação ferroviária de Morretes e os passageiros são conduzidos pelos trilhos da Ferrovia Princesa Isabel até a Chácara Bonita, onde é possível explorar o museu de antiguidades e aproveitar um happy hour em meio à natureza com iguarias típicas como o tradicional bolinho de barreado.
Após isso, o Expresso de Verão segue seu trajeto até Antonina para o desembarque na estação ferroviária. Para facilitar a experiência dos passageiros, um transporte rodoviário de retorno para Morretes estará disponível.
Temporada de verão
Com primeira saída marcada para o dia 4 de janeiro, outras sete datas – sempre aos finais de janeiro e fevereiro – estão programadas: 11, 18 e 25 de janeiro e 01, 08, 15 e 22 de fevereiro de 2025. Com ingressos já a venda, a programação completa pode ser conferida aqui.
A coordenadora da operação, Suiani Ilg, comenta que o Expresso de Verão é um reforço aos atrativos turísticos da temporada. “Com o sucesso de vendas do Expresso de Natal, o novo passeio chega para somar aos demais roteiros da temporada de verão paranaense”, disse. “O passeio é conduzido pela Maria Fumaça “Mogul 11”, fabricada em 1884, que detém o título de locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no Brasil, sendo a única Maria Fumaça em circulação no Paraná”, completou.
Maria Fumaça
A locomotiva foi restaurada em 2018 pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e segue operando pela associação. Durante todo o ano, são realizados passeios entre as duas cidades do Litoral, com operação especial em época de Natal, quando uma programação temática é ofertada ao público.