O guia turístico Lonely Planet recomendou Curitiba como uma das 10 cidades do mundo para visitar em 2025. A capital do Paraná entrou na seleção anual da publicação (textos em inglês) que conta, no total, com 30 melhores destinos, entre cidades, regiões e países do mundo, para turismo. E também é o único destino brasileiro na lista.
Os critérios que elegeram a capital paranaense tiveram como base as belezas naturais e arquitetônicas, os museus, o Jardim Botânico e opções turísticas especiais, como o passeio de trem entre Curitiba e Morretes e, principalmente, as iniciativas e políticas públicas ligadas à sustentabilidade.
Leia aqui o que o Lonely Planet diz sobre Curitiba (textos em inglês)
O prêmio de reconhecimento foi entregue durante a World Travel Market (WTM), que segue até 7 de novembro, em Londres, na Inglaterra. O evento é uma das principais feiras de turismo mundiais, oferecendo oportunidades de negócios, apresentação de cases de sucesso e promoção de destinos para o trade turístico, como agências de viagens, operadoras, empresas de cruzeiros e outras empresas ligadas ao setor. Participam cerca de 40 mil profissionais.
Quem representou a cidade presencialmente na entrega do troféu foi a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra. Segundo ela, o prêmio resulta de um planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento sustentável e a promoção da cidade como um destino atrativo. “Estar entre os 30 selecionados é como a coroação de um trabalho intenso de posicionamento de Curitiba no mercado turístico global. Esse reconhecimento reflete a eficácia das ações que buscaram projeção internacional da nossa cidade”, afirmou.
“Curitiba leva o Paraná até uma grande vitrine mundial do turismo”, afirma Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo no Estado. “Ter Curitiba como o único destino brasileiro dentre as tendências de viagens para 2025 é benéfico ao turismo paranaense como um todo. Receber esse prêmio em um evento tão significativo ao setor como a WTM ajuda a ampliar cada vez mais o mercado paranaense. Bem consolidado na América Latina, o Paraná pode atingir também as agências de viagens, operadoras e o mercado europeu”.
Com informações da Agência Estadual de Notícias