Com a proximidade da Black Friday e das festas de fim de ano, os setores de comércio, serviços e indústrias estão buscando trabalhadores para ajudar na demanda de fim de ano. São as vagas temporárias, comuns nessa época do ano. Segundo estimativa da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, somente nas Agências do Trabalhador deverão ser intermediadas 2,5 mil vagas em todo o Estado.
Uma sondagem feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) aponta que 20,3% dos empresários paranaenses pretendem contratar trabalhadores temporários, enquanto que em 2023 esse índice era de 15%. Esse é o melhor resultado desde 2021, período que houve retomada das vendas com a melhoria do quadro da pandemia, quando o índice chegou a 37,5%.
O setor do turismo é o que mais deve contratar mão de obra temporária em 2024. Segundo a sondagem, 32,6% das empresas neste segmento estão dispostas a contratar no fim de ano. No comércio, esse número é de 22,9% e, nos serviços, 13,7%. Quando perguntados sobre a quantidade de pessoas a serem contratadas, 66,6% das empresas devem empregar até cinco funcionários; 25% apenas uma pessoa; 4,2% de seis a 10; e 4,2% acima de 10 pessoas.
A expectativa de quem busca essas vagas é de que, após o período de contrato temporário, o funcionário possa ser efetivado na empresa, sobretudo por haver uma espécie de renovação em alguns setores no início de cada ano. Cerca de 91,6% dos trabalhadores com contrato com prazo determinado podem ser efetivados no cargo, mostra o levantamento.
Mutirões
Somente a Agência do Trabalhador Central de Curitiba faz, em média, de 400 a 500 atendimentos por dia, número impulsionado pelos mutirões todos os meses. A partir de outubro cresce a procura, por parte de quem deseja trabalhar, de vagas especificamente temporárias, indo ao encontro da demanda apresentada pelos setores produtivos.
Nos mutirões, por exemplo, o interessado pode se candidatar para mais de uma vaga, passando pelo processo seletivo da empresa que, muitas vezes, acontece no mesmo dia. É a oportunidade de sair de casa sem emprego e voltar com a vaga garantida.
Empresas
Na primeira edição do mutirão de vagas temporárias, a rede de supermercados Condor abriu 100 vagas, todas preenchidas. A expectativa é de que a empresa possa contratar ainda mais profissionais, destaca a head de RH da empresa, Charmoniks da Graça Heuer.
“Começamos com as temporárias no final de outubro e seguimos até dezembro, com vagas para operador de caixa e repositor, em razão do aumento da demanda devido às festividades. Os contratos são de 90 dias, mas dependendo do funcionário, ele já é efetivado em janeiro”, explica Charmoniks.
A empresa planeja participar do próximo mutirão, no dia 19. “A gente participa de todos. Os nossos funcionários são contratados via Agências do Trabalhador, que para nós é o melhor caminho. Temos mais 150 vagas para preencher, só de temporárias, em Curitiba e Região Metropolitana”, acrescenta.
Carteira assinada
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começaram a primeira semana completa de novembro com a oferta de 19.766 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.528 oportunidades. Na sequência, aparecem as de operador de caixa, com 1.015 vagas, vendedor de comércio varejista, com 748, e atendente de lojas e mercados, com 582.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.