No próximo dia 22, é a vez dos advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraná (OAB-PR), escolherem os membros do Conselho Seccional e de sua Diretoria, dos Conselheiros Federais, da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e das Diretorias das Subseções e dos Conselhos Subseccionais nas eleições da entidade.
A votação será feita via plataforma on-line, das 9h às 17h. Devem votar todos os advogados com inscrição ativa e o pagamento das obrigações financeiras em dia. Até lá, além de fazer campanha, os candidatos vão participar de um debate na RICtv, no dia 11 de novembro.
São três as chapas entre as quais eles poderão escolher para a diretoria da seccional Paraná: XI de Agosto, OAB Democrática e Pela Ordem.
A situação é representada pela chapa XI de Agosto, encabeçada por Luiz Fernando Casagrande Pereira, com Graciela Marins como vice. Ele ocupa atualmente o cargo de tesoureiro da OAB-PR e dedica-se às áreas de Processo Civil e Eleitoral, tendo representado diversos políticos, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela dedica-se à área de Processo Civil e é conselheira federal suplente.
Ao lado dos outros integrantes da chapa, defendem a eleição direta para o conselho federal, o fortalecimento da advocacia dativa e ampliação de ações para impulsionar advogados em início de carreira, entre outros.
O advogado especialista em Direito Penal Econômico Marlus Arns é o candidato a presidente pela OAB Democrática, uma chapa de surge do movimento Algo Novo. Além de ter sido presidente da extinta subseccional Curitiba da Ordem entre 2004 e 2006, Arns é vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico e diretor do departamento de Direito Processual Penal do Instituto dos Advogados do Paraná. Sua vice é Luara Scalassara, que atua nas áreas trabalhista, sindical e previdenciária.
A chapa defende a alternância de poder na OAB-PR e tem como prioridade o resgate “às prerrogativas profissionais, garantindo melhores condições de trabalho, remuneração justa e acolhimento da Advocacia”.
A chapa Pela Ordem, por sua vez, tem Flávio Pansieri e Elizandro Marcos Pellin como candidatos a presidente e vice, respectivamente. Pansieri é professor e presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDconst), enquanto Pellin é especialista em Direito Civil e Processo Civil e já foi presidente e conselheiro da subseção de Londrina da OAB-PR.
O grupo defende que a Ordem tenha uma gestão mais participativa e plural, para representar a diversidade dos advogados que a compõem.