Com mais de 100 atrações gratuitas, a Virada Sustentável tem o objetivo de aproximar o público com o assunto da sustentabilidade por meio da cultura e arte. Com performances de circo, peças teatrais, oficinas, palestras e música, o evento levanta uma visão propositiva e criativa dos temas da sustentabilidade. Confira a programação completa do evento, que ocorrerá de 14 a 17 de novembro.
Um dos pontos altos será o show de Mariana Aydar, a ganhadora do Grammy Latino de 2020, que vai se apresentar ao lado do sanfoneiro Mestrinho no dia 16 de novembro, no Palco Virada, que vai ocupar o estacionamento do Tribunal de Contas do Paraná.
O Museu Oscar Niemeyer (MON), um dos pontos turísticos mais importantes da capital paranaense, está confirmado para receber parte da programação. Outros espaços próximos, na região do Centro Cívico, como a Praça Nossa Senhora da Salete e o Tribunal de Justiça do Paraná (Palco Virada), também terão palcos e atividades destinadas a todos os públicos.
Instalações de arte
Durante todo evento, o público poderá visitar a instalação Eggcident, que ficará exposta na Praça Generoso Marques, produzida pelo artista holandês Henk Hosftra, que simula grandes ovos fritos chamando a atenção dos passantes para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Já a instalação Girassois, de Eduardo Baum, poderá ser visitada no Tribunal de Contas do Paraná. A obra é composta por sete gigantescos girassóis esculpidos com materiais de embalagens plásticas pós-consumo, recolhidos por cooperativas de reciclagem, com painéis solares instalados no centro de cada girassol, que captam energia para iluminar a obra durante a noite. Propondo uma fusão entre arte, tecnologia e sustentabilidade, o trabalho explora de forma lúdica e impactante como a energia renovável pode ser uma solução acessível e eficiente para o desafio das mudanças climáticas.
Fórum
De 11 a 14 de novembro, será realizado um fórum na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), reunindo especialistas, representantes do poder público, sociedade civil e iniciativa privada para apresentar e discutir em palestras, painéis e debates temas cruciais tratados pelo evento. No mesmo período, atrações serão realizadas na UNINTER, no Instituto Playing for Change, na Academia da AABB, na escola de danças Backstage e em diversos estúdios de Yoga e Pilates espalhados pela cidade.
Programação
A abertura oficial da Virada Sustentável será realizada no dia 14 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, com show da Bananeira Brass Band, coletivo curitibano de sopros e percussão. O grupo estará acompanhado de Dharm Jhaz, Lele Farah e Princesas do Ritmo.
Na sequência, o evento segue pelos palcos oficiais e, também, por pontos tradicionais de Curitiba, como o Largo da Ordem. Durante o evento, a programação artística começará às 11h, e seguirá durante toda a tarde.
O palco da Praça Nossa Senhora da Salete vai concentrar performances, contações de história e peças teatrais, enquanto shows e apresentações de dança ficarão no palco montado no Tribunal de Justiça do Paraná.
No dia 15 de novembro, a partir das 11h, a peça teatral Bambere, produzida pelo grupo curitibano Baquetá, mescla canções que passeiam por assuntos como diversidades culturais, sociais e ambientais do Brasil. Já no período da tarde, a partir das 14h30, o público poderá ver a apresentação do Bloco Pretinhosidade, criado na capital paranaense, em 2018, para celebrar a identidade negra.
No dia 16, a Virada Sustentável, unida à Nova Despensa, promove uma coleta de resíduos, das 09h às 19h. Aqueles que levarem seus resíduos para descarte na loja da Nova Despensa (Rua Vicente Machado, 957) vão ganhar um sabão de coco da marca de limpeza curitibana Onda Eco, enquanto durarem os estoques. Pela manhã, a partir das 10h, o evento promove um passeio ciclístico, com saída da Praça Nossa Senhora da Salete.
O final da tarde do dia 16 será marcado pelo show de Mariana Aydar e Mestrinho, a partir das 18h, no Palco Virada, no Tribunal de Justiça do Paraná. Dividindo o palco, a cantora e o sanfoneiro vão trazer um repertório repleto de energia e emoções, com canções que resgatam clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros nomes do forró.
O dia 17 de novembro, último dia da Virada Sustentável, também terá atrações. Iniciando no piso de vidro do MON, com uma prática de meditação guiada. Na sequência, no mesmo local, apresentação do Slam das Gurias, a partir das 12h, vai trazer poesias com elementos da Poetry Slam e Poesia de Rua. Poeta Gabriela e Soul Dani convidam o público curitibano para vivenciar a experiência traz palavras-protesto, questões de gênero, raça, classe e sustentabilidade. Ao final da tarde, a partir das 19h, o evento será encerrado com a apresentação dos DJs Doce Veneno e Mitay, no MON.
Para mais informações sobre programação, locais das ações e atrações, acesse o site www.viradasustentavel.org.br ou no perfil oficial no Instagram.