Depois de pagar um bônus no valor de R$ 3,7 bilhões, a Copel renovou o direito de explorar três usinas hidrelétricas: Foz do Areia, Usina Segredo e Salto Caxias. Com a concessão renovada, a empresa segue com os planos de expandir a capacidade produtiva de duas delas, da Foz do Areia e Segredo.
No momento, o parque gerador de energia tem 6,5 GW de potência instalada. Após as expansões, o parque deve chegar a 8,6 GW. Esse aumento de 2,1 GW é uma potência equivalente ao consumo de 6 milhões de pessoas.
Em nível individual e já em operação, a ampliação da usina Foz do Areia prevê que a potência instalada total da planta passará dos atuais 1.676 megawatts (MW) para 2.536 MW. A casa de força da usina, que possui quatro turbinas, já está preparada para a instalação de duas novas unidades geradoras, cada uma com 430 MW.
A expansão da Usina Segredo está em estudo, visando o Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência pelo governo federal. Se contemplada no leilão, a expansão deve possibilitar a usina a construir uma segunda casa de força para abrigar novos conjuntos de turbinas e geradores. Com a expansão, a usina hidrelétrica poderá ter a potência total dobrada, passando dos atuais 1.260 MW para cerca de 2.526 MW.
Com informações da Agência Estadual de Notícias