O “DJANHO” é um festival de cinema fantástico que vai exibir 59 filmes de quatro continentes diferentes. Além de uma variedade na duração dos filmes, entre curtas e longa-metragens, o festival também conta com uma variedade de gêneros. As obras vão desde histórias de horror visceral até tramas de ficção científica e fantasia para o público infantil. O festival começa no dia 31 de outubro e segue até 6 de novembro.
Um diferencial do festival são as sessões especiais. Além de uma sessão no antigo Instituto Médico Legal (IML), também será feita uma sessão no espaço Cadeia Produtiva, que é um antigo centro de triagem da Polícia Civil. Ambas as sessões são gratuitas e estão sujeitas a lotação, como é o caso da sessão no Antigo Necrotério que não tem mais vagas.
A sessão especial no Cadeia Produtiva acontece no dia 6 de novembro com a exibição do filme “Godzilla” de 1954, em comemoração aos 70 anos da estreia do clássico do cinema no Japão.
Exibições especiais
No antigo necrotério de Curitiba, as sessões acontecem nos dias 31 de outubro e 2 de novembro. A exibição dos filmes acontecem ao lado das gavetas da geladeira, já desativadas. A primeira sessão vai exibir “Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos” (2008), dirigido por Biscaia Filho. O filme conta a história de duas pessoas que acordam em um necrotério e descobrem que foram sequestradas por um assassino em série.
A segunda sessão no necrotério vai exibir “Sangrentos do DJANHO!”, uma coletânea de cinco curtas-metragens internacionais de horror mais violentos e gráficos, com produções da Argentina, Estados Unidos, Espanha e Sri Lanka. Entre os destaques está “One for the Road”, baseado em um conto de Stephen King. Essa sessão não é recomendada para menores de 18 anos.
Além das sessões especiais e dos filmes inéditos, a mostra apresenta curtas-metragens brasileiros e internacionais, além de produções universitárias no Pupilos do DJANHO! Após as exibições presenciais, uma seleção dos filmes do DJANHO! 2024 estará disponível na plataforma Darkflix, entre os dias 7 e 15 de novembro, permitindo que o festival alcance públicos além de Curitiba.
Cadeia produtiva
O antigo Centro de Triagem da Polícia Civil, foi progressivamente desocupado através de um acordo entre a secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp/PR) e a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). Esse acordo possibilitou a transferência dos detentos para outras unidades, possibilitando que o museu assumisse a totalidade do espaço.
Sob a gestão do MIS-PR, o local passa por uma transformação cultural, com o objetivo de promover diálogos, reflexões e trocas sobre questões sociais e de direitos humanos. O objetivo é readequar o local de forma sensível, refletindo sobre memória, cultura e direitos humanos.
A ressignificação do espaço é um trabalho de pesquisa e parcerias com instituições com o objetivo de readequar o local de forma sensível, refletindo sobre memória, cultura e direitos humanos. As parcerias incluem o Museu do Carandiru e o Museu da Resistência, além de diálogos com a Defensoria Pública, a Polícia Penal do Paraná, o Instituto Médico Legal (IML) e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Serviço
“DJANHO! É a Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba, piá!”
Quando: de 31 de outubro a 6 de novembro
Onde: Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba, Cine Cadeião/MIS-PR, Antigo Necrotério do IML e outros espaços.
Ingressos: R$ 6 (sessões pagas)
Confira a programação completa no site www.djanho.com
Com informações de Agência Estadual de Notícias.