A prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) foi reeleita prefeita de Ponta Grossa neste domingo (27). Ela derrotou a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) por 53,72% dos votos válidos contra 46,28% — uma diferença de 13.343 votos. Schmidt teve que enfrentar uma campanha turbulenta, que contou inclusive com o próprio partido optando por outro candidato. Mesmo assim, conseguiu se manter no cargo por mais quatro anos.
A caminhada da agora prefeita reeleita começou pelo PSD, partido do governador Ratinho Junior. As dúvidas sobre seu potencial eleitoral foram crescendo na agremiação até que foi feita a opção pelo nome do deputado estadual licenciado e então secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel (PSD). Schmidt foi então forçada a migrar para o União Brasil, partido pelo qual acabou disputando a eleição.
A opção do PSD por Rangel acabou se mostrando frustrada quando, no primeiro turno, ele acabou ficando em terceiro lugar, com o segundo turno sendo uma repetição de 2020, entre Elizabeth Schmidt e Mabel Canto — com Mabel na liderança e Elizabeth em segundo lugar.
Mesmo sem o apoio de grandes cabos eleitorais, a atual prefeita de Ponta Grossa se reafirmou mais uma vez sobre a oponente, ampliando ligeiramente a margem da vitória. Se, em 2020, a diferença foi de 8.003 votos, dessa vez, foi ligeiramente maior: 13.343 votos.
Em Ponta Grossa, 190.222 eleitores foram às urnas nesse domingo (73,31% dos aptos). Desse total, 4.670 votaram em branco (2,46%) e 6.081 de forma nula (3,2%) — modalidades que são consideradas inválidas. As abstenções — eleitores registrados que não foram votar — ficaram em 69.241, ou 26,69% do total registrado na cidade.