Se, neste domingo (27), o cenário se mantiver como na noite deste sábado (26), Eduardo Pimentel (PSD) deve ser eleito prefeito de Curitiba. É o que sinalizam as pesquisas de véspera da votação, a IRG/RICtv, divulgada ainda de madrugada, e a Quaest/RPC, divulgada no início da noite.
Depois de um “placar” de 51% x 39% para Pimentel na primeira*, a segunda mostrou o pessedista com 50% das intenções de voto e a candidata do PMB com 38%. 11% dos eleitores afirmaram que vão votar branco, nulo ou não vão votar, enquanto os indecisos somaram 1%.
Em votos válidos, ou seja, sem considerar os brancos e nulos, Pimentel tem 55% e Graeml, 45%. A Quaest considera ainda o padrão e o perfil do comparecimento eleitoral em Curitiba para calculá-los, baseados em dados do Tribunal Superior Eleitoral, além da probabilidade de os eleitores saírem de casa para votar amanhã.
Para conhecê-la, o instituto questionou os eleitores sobre ela. Ao todo, 87% dos entrevistados afirmaram que com certeza vão votar neste domingo, enquanto 13% disseram que não têm certeza se vão votar.
Registrada no TSE sob o nº PR-00452/2024, a pesquisa Quaest contratada pela RPC fez 1.002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o nível de confiança, de 95%.
O levantamento questionou ainda se a escolha de voto dos eleitores é definitiva ou pode mudar até amanhã. Para 79%, ela é definitiva, enquanto 21% afirmaram que ela pode mudar.
Outra pergunta dizia respeito ao motivo para escolha do candidato. 73% afirmaram que baseiam sua escolha no fato de o candidato ser a melhor opção para a cidade. Do restante, 24% disseram que rejeitam o candidato não escolhido e 3% não souberam ou não responderam.
* A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-00012/2024, entrevistou 900 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de 3,27 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança, de 95%.