Dias depois de duas pesquisas trazerem Elizabeth Schmidt (União) liderando a disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa, o instituto Radar Inteligência divulgou um levantamento em que a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) assume a frente — mas é seguida de perto pela atual prefeita.
Segundo o instituto, Mabel tem 45,8% das intenções de voto e Elizabeth tem 43%. Votos brancos, nulos e em nenhuma das candidatas somam 7,2%, e os indecisos totalizam 4%.
Os dados pormenorizados confirmam que Elizabeth é a preferida entre os homens e Mabel, entre as mulheres, como mostrou o levantamento da Paraná Pesquisas do dia 21.
Há diferenças, porém, em relação à faixa etária e formação. A candidata do PSDB pontua melhor entre os eleitores de 16 a 34 anos e aqueles com mais de 60, assim como entre os que têm ensino fundamental e médio. A do União Brasil, por sua vez, se sai melhor entre aqueles que têm de 35 a 59 anos, e também entre os que têm ensino superior.
No cenário espontâneo, Mabel aparece com 39,5% das intenções de voto e Elizabeth, com 38,3%. 22,2% dos entrevistados não sabia responder ou optou por não opinar.
As candidatas também estão bastante próximas no que diz respeito à rejeição — embora o índice mais alto seja o dos eleitores que não sabiam em qual delas não votariam de jeito nenhum. Os números são: 31,4% não votariam em Elizabeth e 31% não votariam em Mabel, enquanto 37,6% não sabiam ou não opinaram.
Expectativa de vitória
Apesar de trazer a deputada estadual na liderança, a pesquisa também mostrou que o índice de eleitores que acreditam que Elizabeth será reeleita é maior do que os que creem na vitória de Mabel.
Ao todo, 57,5% dos entrevistados responderam que a atual prefeita deve ganhar a eleição no domingo, enquanto 27,8% disseram que Mabel sairá vencedora. 14,7% não sabiam ou não opinaram.
A pesquisa feita pelo Radar Inteligência foi contratada pelo Grupo D’Ponta Mídias e Consultoria e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-03099/2024. Ela entrevistou 600 eleitores entre os dias 20 e 21 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiança é de 95%.