Depois de finalizar o primeiro turno em segundo lugar, Elizabeth Schmidt (União Brasil) ensaia nova virada na disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa — como ocorreu em 2020. Em duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira (21), a atual prefeita está na frente, porém, tecnicamente empatada com a deputada estadual Mabel Canto (PSDB).
No levantamento feito pelo instituto IRG* sob encomenda da Rádio FM Independência, Elizabeth aparece com 48% e Mabel com 42%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais. Brancos e nulos somam 5%, assim como os indecisos.
No cenário espontâneo, quando nenhum nome é sugerido ao eleitor entrevistado, a diferença entre elas é ainda menor: Elizabeth tem 42% e Mabel, 38%. Os indecisos somam 16% e os que optam por votar branco ou nulo ou em nenhuma das candidatas totalizam 4%.
LEIA TAMBÉM: IRG e Quaest: Pimentel lidera, mas disputa está apertada em Curitiba
Paraná Pesquisas
Já na pesquisa da Paraná Pesquisas**, Elizabeth tem 46,2% das intenções de voto e Mabel tem 44,6%. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais. 5,5% dos eleitores disseram que vão votar branco ou nulo — ou que não vão votar nas candidatas —, enquanto os indecisos somam 3,7%.
Elizabeth ganha entre os homens, os eleitores nas faixas de 25 a 34 e de 35 a 44 anos, aqueles que têm ensino médio e ensino superior, e a população economicamente ativa. Mabel, por sua vez, é a preferida das mulheres, das pessoas entre 16 e 14 e com 60 anos ou mais, dos que têm apenas o ensino fundamental e dos que não fazem parte da população economicamente ativa.
No cenário espontâneo, a atual prefeita também lidera, mas a diferença é ainda menor e a fatia dos eleitores indecisos quase se iguala às dos que pretendem escolher entre uma ou outra candidata. Elizabeth aparece com 33,2% das intenções de voto, Mabel, com 32,5% e os indecisos somam 29,6%. Eleitores que disseram que vão votar brancos, nulos ou em nenhuma das candidatas são 4,5%. 0,3% dos entrevistados ainda cita outros nomes
Rejeição e expectativa
A rejeição, que poderia indicar o potencial que as candidatas têm ou não de crescer até domingo, também é muito próxima entre elas. Mabel tem 39,9% enquanto Elizabeth tem 39,3%. 14,2% dos eleitores afirmam que votariam em qualquer uma delas e 7,6% não sabem ou não responderam.
Mesmo com números tão próximos, 49,3% dos entrevistados acreditam que Elizabeth conseguirá se reeleger. 37,6% dos eleitores afirmaram que Mabel deve vencer, enquanto 13% disseram não saber ou não responderam.
* A pesquisa, registrada no TSE sob o nº PR-003658/2024, foi realizada entre os dias 16 e 19 de outubro e entrevistou 600 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
** A pesquisa, registrada no TSE sob o nº PR-06801/2024, foi realizada entre os dias 17 e 20 de outubro e entrevistou 760 pessoas. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.