A movimentação nos Portos de Paranaguá e Antonina aumentou 8,6% entre janeiro e setembro deste ano, comparado ao mesmo período de 2023. O volume total de cargas importadas e exportadas subiu de 48 milhões para 52,1 milhões de toneladas – um crescimento de 4,1 milhões de toneladas.
Esse resultado foi impulsionado, principalmente, pelas exportações de soja, açúcar, contêineres, fertilizantes e cereais como trigo, malte e cevada.
O destaque foi a soja, com 12,3 milhões de toneladas exportadas, um aumento de 8% em relação ao ano passado. O açúcar também registrou crescimento significativo: a granel, o volume exportado aumentou 41%, e o açúcar ensacado cresceu 49%.
Importações
As importações também cresceram. O destaque foi para os fertilizantes, com um aumento de 11%, passando de 7 milhões de toneladas em 2023 para 7,8 milhões neste ano. Os cereais tiveram alta ainda maior, com um crescimento de 64%.
Contêineres
A movimentação de contêineres nos dois portos atingiu 1,16 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), um aumento de 34% em relação ao ano passado
Setembro
O diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná observa o desempenho específico de setembro. Ele lembra que, apesar do período chuvoso daquele mês, e da baixa demanda na exportação dos grãos e farelo de soja, Paranaguá e Antonina tiveram uma movimentação de mais de 5,7 milhões de toneladas. “Se considerarmos os últimos 12 meses acumulados de movimentação já temos 69,5 milhões de toneladas”, avalia.
Com informações da Agência Estadual de Notícias