O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abriu as inscrições para os cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e os cursos de graduação do Processo Seletivo do IFPR 2024/2025. São 3.142 vagas para os cursos de graduação e 3.965 para os cursos técnicos integrados e subsequentes.
É importante destacar que para o processo seletivo deste ano a forma de seleção mudou e não haverá prova. Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e subsequentes será feita uma análise de currículo escolar dos candidatos e, para os cursos superiores, será utilizada a nota do Enem.
Para os cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio, as inscrições estão abertas até o dia 1º de novembro de 2024. As inscrições têm um custo de R$ 30 e os candidatos têm até o dia 25 de outubro para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.
Para os cursos de graduação, o período de inscrição vai até o dia 17 de janeiro de 2025. O custo das inscrições é de R$ 50 e a solicitação de isenção da taxa pode ser realizada até o dia 15 de janeiro de 2025. Para os cursos de licenciatura não é necessário o pagamento da taxa de inscrição.
O processo seletivo do IFPR oferece opções de formação que atendem estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e também os que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio.
Atualmente o IFPR está presente em 28 municípios do Paraná, em todas as regiões do Estado, em cidades de pequeno, médio e grande porte. É a instituição federal de ensino presente no maior número de cidades paranaenses e possui mais de 30 mil alunos matriculados.
Inclusão
Atualmente, 75% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à política de cotas da instituição.
Do total de vagas ofertadas para cada curso e turma, 60% são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Médio em escolas públicas do Brasil, seja em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Encceja ou em exames de certificação de competência realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
Além disso, 10% das vagas são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e 5% são reservadas para candidatos com deficiência. Os 25% restantes do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são destinados à ampla concorrência
Editais
Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse os editais abaixo:
Edital Retificado do Processo Seletivo Para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
Edital Retificado do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos Subsequentes
Edital Retificado do Processo Seletivo para os cursos de Licenciatura
Edital Retificado do Processo Seletivo para os cursos de Bacharelado e Tecnologia
Com informações da Agência Estadual de Notícias.