Um grupo de trabalho foi formado pelo Governo do Paraná para estudar formas de incentivar o turismo sustentável em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O grupo é composto pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest); as secretarias estaduais da Infraestrutura e Logística, Turismo e Cidades; o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O colegiado conta ainda com o suporte do Instituto Purunã, que representa o setor produtivo da região.
O objetivo do grupo, de acordo com o diretor-presidente do IAT, José Luiz Scroccaro, é criar um arcabouço jurídico com organização legal que permita o crescimento ordenado e sustentável do distrito, adequando a geração de emprego e renda aos cuidados com a natureza.
Entre as funções do grupo é a obtenção de licenciamentos e regulamentações específicas para o turismo em áreas de preservação, principal ativo dessa região, que conta com pontos turísticos naturais como a Escarpa Devoniana, o Buraco do Padre e o Rio dos Papagaios.
“Com planejamento, projeto e organização, pretendemos fazer de São Luiz do Purunã a Campos de Jordão do Paraná”, acrescentou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, fazendo referência à cidade paulista conhecida pelo turismo natural, especialmente no período de inverno, quando chega a atrair mais de 1,5 milhão de visitantes.
Conselheiro do Instituto Purunã, Carlos Eduardo Rodrigues lembrou que a região já conta com pousadas e propriedades rurais.“Pretendemos potencializar isso, criar uma base jurídica que traga novos investidores para desenvolver sustentavelmente São Luiz do Purunã”, afirmou.
Planos
Em 2019, o escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados desenvolveu o Plano de Diretrizes para o Fortalecimento do Turismo e Desenvolvimento Rural de Balsa Nova. O objetivo é unir empresários, prefeitura, Instituto Purunã e Governo do Paraná, por meio do IAT e Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), para desenvolver a região, pouco explorada do ponto de vista turístico.
Uma das principais demandas apresentadas pelos empresários diz respeito à infraestrutura urbana, sobretudo para melhorar as vias de acesso e a região central de São Luiz do Purunã. Para isso, entre as propostas está a instalação de um centro de informações no centro de Balsa Nova, além da criação de rotas turísticas.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.