Silvio Barros (PP) vai voltar a assumir a Prefeitura de Maringá a partir de janeiro. Com 65,57% dos votos válidos, Barros foi escolhido pelos maringaenses para reassumir o posto que ocupou entre 2005 e 2013. O resultado veio sem surpresa, já que Barros se manteve como favorito ao longo de todo a campanha — já no início dela, tinha 57% das intenções de voto, de acordo com levantamento da Paraná Pesquisas*.
Seu principal concorrente, Edson Scabora (PSD) não conseguiu superar a marca de 20% das intenções de voto ao longo da campanha, conforme a última pesquisa do mesmo instituto**, mesmo com o apoio do atual prefeito Ulysses Maia (PSD) e do governador Ratinho Junior (PSD). Ao fim da votação, somou 21,89%.
A disputa entre os dois grupos tem sido a regra nos últimos anos, mas, desta vez, a situação colocou o governador Ratinho Junior em uma posição delicada: antes mesmo de confirmar a sua candidatura, Barros procurou Ratinho para se aproximar dele e pedir apoio mesmo que o partido dele tivesse outra candidatura na cidade.
O governador não manifestou seu apoio publicamente, mas demorou a aparecer na campanha de Scabora — foi só em meados de setembro, quando foi a Maringá para uma inauguração, que ele gravou um vídeo pedindo votos para o candidato. Na mesma semana, Scabora e sua candidata a vice, Ana Nerry (MDB), visitaram Curitiba e fizeram novas imagens com o governador.
Silvio Barros assume ao lado de Sandra Jacovós (PL), que concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo. Sandra possui graduação em Processamento de Dados e em Farmácia, com especialização em Farmacologia, tem experiência em gestão pública, especialmente na área da assistência social e também da causa animal. É casada com o deputado Delegado Jacovós, presidente do Partido Liberal (PL) em Maringá.
Confira o resultado final da eleição em Maringá:
- Silvio Barros (PP) – 65,57%
- Edson Scabora (PSD) – 21,89%
- Humberto Henrique (PT) – 8,62%
- Evandro Oliveira (PSDB) – 3,69%
- Pastor José (Mobiliza) – 0,24%
* Pesquisa, realizada entre os dias 15 e 18 de agosto, ouviu 710 eleitores. O grau de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número PR-02892/2024. Veja os resultados abaixo.
** Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-03428/2024. Entrevistou 710 eleitores de 26 a 29 de setembro. Tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 3,8 pontos percentuais.