Na eleição mais disputada entre as grandes cidades do Paraná, em que quatro candidatos chegaram à disputa deste domingo (6) com reais possibilidades de alcançar o segundo turno, as duas candidatas mulheres desbancaram os homens e avançaram para o segundo turno. Praticamente empatadas, a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e a prefeita Professora Elizabeth (União Brasil) avançam na disputa, deixando para trás Marcelo Rangel (PSD) e Aliel Machado (PV).
Mabel recebeu 51.338 votos, apenas 654 a mais que a atual prefeita, o que representa um placar de 27,87% a 27,51% dos votos válidos. Marcelo Rangel teve 21,07% e Aliel recebeu 19,51%. O candidato Dr. Magno (Novo) teve 4,04%.
Mabel e Elizabeth também disputaram o segundo turno das eleições de 2020 e, também naquele ano, Mabel foi a mais votada do primeiro turno, mas a atual prefeita, à época no PSD, conseguiu uma virada, contando com o apoio e a participação direta do governador Ratinho Junior (PSD) em sua campanha.
Neste ano, no entanto, a prefeita e o governador romperam. Ratinho bancou a candidatura do ex-prefeito Marcelo Rangel, pelo PSD, mesmo tendo a atual prefeita no partido, com interesse declarado na reeleição, obrigando Elizabeth a buscar uma nova legenda. O caminho foi o União Brasil e, com apoio do senador Sergio Moro (União), ela alcança o segundo turno, derrotando Rangel.
Confira o resultado final do primeiro turno em Ponta Grossa
- Mabel Canto: 27,87%
- Elizabeth Schmidt: 27,51%
- Marcelo Rangel: 21,07%
- Aliel Machado: 19,51%
- Dr Magno Zanellato: 4,04%
Do total de votos, 3,28% anularam e 3,2% votaram em branco. Dos eleitores aptos a votar, 23,98% não compareceu.