Renato Silva (PL) é o novo prefeito de Cascavel, com 56,41% dos votos (veja os resultados abaixo). O vice-prefeito, que contou com o apoio do atual prefeito Leonaldo Paranhos (PODE), assume em janeiro ao lado de Henrique Mecabô (Novo), que foi candidato a deputado federal em 2022 pelo mesmo partido e é próximo de Deltan Dallagnol.
Silva entrou na disputa tecnicamente empatado com seus principais concorrentes, Marcio Pacheco (PP) e Edgar Bueno (PSDB), e acabou conquistando o eleitor cascavelense ao longo do período. No fim de setembro, já aparecia em primeiro e com ampla vantagem em pesquisas.
LEIA TAMBÉM: Cristina Graeml dispara na reta final e fará 2º turno contra Pimentel em Curitiba
Passou, então, a apostar no discurso de que era possível resolver a eleição neste domingo (6) e em apoios, como do próprio governador, cujo partido integra a coligação que representa (composta também por Agir, PRD e Republicanos) e de pai dele, o apresentador Ratinho.
2º lugar
Em segundo lugar ficou o ex-deputado estadual Marcio Pacheco (PP), que passou o período de campanha figurando como terceiro em pesquisas. Pacheco conquistou 18,88% dos votos válidos. Bueno, que buscava o quarto mandato como prefeito da cidade, ficou com 15,59%.
Confira como o resultado:
- Renato Silva – 56,41%
- Marcio Pacheco – 18,88%
- Edgar Bueno – 15,59%
- Professora Liliam – 9,12%
Votação
Ao todo, compareceram às urnas 179.152 eleitores de Cascavel — o que representa 74,78% do total do eleitorado do município. A abstenção foi de 60.436 eleitores, 25,22% do total. De todos os votos computados, 94,17% foram direcionados aos candidatos, 2,93% foram brancos e 2,91% foram nulos.