Atualizado em 1º de outubro de 2024, às 14h15
Quem pretende usar o aplicativo E-Título para se identificar em seu local de votação no domingo (6), precisa baixá-lo – ou atualizá-lo – até sábado (5). No próprio dia da eleição, o app só poderá ser usado por quem fez o primeiro acesso ou atualização até a véspera.
O ideal, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, é fazer o download com antecedência para evitar problemas para baixá-lo pelo excesso de acessos. O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.
LEIA TAMBÉM: Paranaenses registram 4,9 mil denúncias eleitorais em 36 dias de campanha
Uma vez instalado, é preciso preencher alguns dados e responder algumas perguntas de segurança para validar o acesso. A partir disso, ele pode ser usado para substituir o título de eleitor em papel nos locais de votação. Por meio dele, também é possível justificar a ausência nas eleições, quando for o caso.
Quem não tiver o E-Título deve se apresentar ao seu local de votação com um documento oficial com foto, como:
- a carteira de identidade (RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
- o passaporte;
- o certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
- a carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
- a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
App também permite consulta ao local de votação; PR tem mudança em 214* locais
Além de ser como documento na hora de votar, o aplicativo é um dos canais para a consulta do local de votação. Ali, é possível acessá-lo na tela de início, logo abaixo do nome da eleitora ou eleitor.
Também é possível consultar o local de votação no site do TSE, na página de “Serviços eleitorais”, que pode ser acessada pela barra superior da página. Ali, é preciso clicar em “Local de votação/zonas eleitorais” e, então, preencher seu nome e ou o número do título de eleitor ou CPF, data de nascimento e nome da mãe.
A consulta é importante mesmo para aqueles que sabem exatamente onde votam, porque 214* locais de votação foram alterados no Paraná. As mudanças se devem a obras, reformas ou falta de acessibilidade.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Zona Eleitoral com o maior número de mudanças de locais de votação é a 38ª ZE de PItanga, que apresenta 11 mudanças na cidade de Pitanga e 6, no município de Santa Maria do Oeste. Em seguida, na cidade de Cascavel, há 11 alterações, seis na 68ª ZE e quatro na 143ª ZE. Em Curitiba, são sete os locais com alteração.
*Inicialmente o texto dizia que eram 170 os locais de votação com mudança no Paraná, conforme anunciado pelo TRE-PR, mas o número foi atualizado para 214.