Décima maior cidade do Paraná, com pouco mais de 151 mil habitantes*, e importante polo petroquímico, Araucária se vê em disputa por nada menos do que dez candidatos a prefeito nas eleições de 2024.
Além do alto número de concorrentes, com uma pulverização das candidaturas da direita, chama a atenção o fato de que nenhum deles é filiado ao PSD. Aliás, o município é um dos únicos entre os dez maiores do estado em que o partido do governador Ratinho Junior não tem um representante na corrida pela prefeitura, nem mesmo como vice – o outro é Cascavel, onde o PSD integra a coligação encabeçada pelo PL.
Em Araucária, os dois partidos disputam entre si – e compõem duas das três coligações que, na única pesquisa realizada ao longo do período de campanha, apareceram como favoritas. A pesquisa em questão foi feita pela Linear Pesquisas**, sob encomenda do site O Popular.
Naquele momento, Dr. Gustavo (PL) estava na frente, com 21,48% das intenções de votos. Esta é a segunda vez que Dr. Gustavo tenta se eleger prefeito (a primeira foi em 2020) e a terceira que integra uma chapa à prefeitura (em 2012, foi candidato a vice). Sua vice é Tati, do Solidariedade. Eles contam com o apoio do Avante.
Na sequência, havia um empate técnico entre Zezé (Podemos), um dos poucos candidatos que conseguiu tirar Alvaro Dias de sua quarentena política para dar uma declaração de apoio, com 14,69%, e Dr. Claudio (União Brasil), o candidato apoiado pelo PSD e pelo atual prefeito Hissam Hussein Dehaini, com 13,59%.
Esta é a quinta vez que Zezé se candidata à Prefeitura de Araucária. Na última, ele foi considerado inapto para concorrer e, nesta, teve sua candidatura indeferida e está aguardando o julgamento de recurso apresentado. Tanto naquele caso quanto nesse, o indeferimento se relaciona ao fato de que Zezé era sócio da Mega Cred Consultoria Financeira Ltda., que teve a sua falência decretada pelo Poder Judiciário, que o torna inelegível de acordo com a Lei Complementar n. 64/90.
Zezé tem o apoio da Federação Psol/Rede.
Dr. Claudio, por sua vez, tenta pela primeira vez chegar à Prefeitura. Em duas outras ocasiões foi eleito suplente na Câmara de Vereadores de Araucária. O candidato representa a coligação que reúne Republicanos, União Brasil e PSD.
Demais candidatos
Pelo PRD – e com apoio do Agir, o candidato é Rafael Dantas, policial militar que concorreu ao cargo de deputado federal em 2018 e 2022 – e acabou como suplente em ambos os pleitos. Dantas ocupou os noticiários em 2021, quando se envolveu em uma briga de trânsito e acabou denunciado por tentativa de homicídio. Atualmente, ele aguarda julgamento e alega que agiu em legítima defesa.
A advogada Marjorie Ferreira é candidata do MDB, que está concorrendo isolado. Esta é a primeira eleição da qual ela participa. O vice é Hino Dirlei, também do MDB.
Fabio Alceu (PSB) já foi vereador, eleito em 2016, mas não teve sucesso na reeleição. Tenta a prefeitura pela primeira vez e, assim como acontece na capital, vem acompanhado de um vice do PDT, o Dr. Cid – porém, em Araucária, a coligação é composta apenas pelos dois partidos.
Na vida pública desde 2004, Irineu Cantador (DC) exerce mandato como vereador, cargo que já ocupou anteriormente, e disputa uma eleição majoritária pela primeira vez. É apoiado pelo PMB, partido do vice da chapa, Palmonari.
O PT e os demais partidos da Federação Brasil da Esperança (PC do B e PV) concorrem com um estreante em eleições – mas com experiência em gestão pública como secretário de planejamento entre 2017 e 2022 e diretor jurídico da Câmara Municipal, o advogado Samuca. O vice é Kdu, também do PT.
O Progressistas também tenta assumir a Prefeitura do município. O escolhido para representar o partido foi o cunhado do secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, e irmão da ex-governadora Cida Borghetti. Juliano foi vereador em Curitiba e, até a desincompatibilização, atuou em diversas secretarias do município. Em 2020, foi condenado por tráfico de influência em processo derivado da Operação Quadro Negro.
Pela Federação PSDB/Cidadania, o candidato é Genildo (Cidadania), que tentou se eleger vereador em 2020, mas não teve sucesso. O candidato a vice é GM Guimarães. Ele forma chapa com o GM Guimarães, do PSDB, e ambos têm o apoio do senador Sergio Moro – apesar de haver um candidato do partido de Moro na corrida.
* Dado do Censo 2022/IBGE.
** A pesquisa da Linear Pesquisas, feita sob encomenda do site O Popular, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-04577/2024. Ela ouviu 1.000 eleitores, no período de 5 a 10 de setembro. Tem margem de erro de 3,08 pontos percentuais e grau de confiabilidade de 95%.