Se, no início da campanha, a disputa pela Prefeitura de Cascavel estava bastante embolada, hoje, ela tem uma liderança bem definida: Renato Silva (PL), que tem 37,6% das intenções de voto, de acordo com o levantamento feito pela Paraná Pesquisas sob encomenda da Band Paraná e divulgado no sábado (21).
Silva é o candidato do atual prefeito, Leonardo Paranhos (PODE) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O número garante a primeira colocação, mas ainda é insuficiente para resolver a eleição em turno único. Aliás, mesmo com diferença de quase 15 pontos percentuais entre Silva e seus principais concorrentes, a pesquisa mostra um eleitorado dividido entre ele e outros dois candidatos, como já se delineava o cenário no início do período de campanha. Edgar Bueno (PSDB) tem 22,8% das intenções de voto e está empatado tecnicamente com Marcio Pacheco (PP), com 20,7%. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais.
A única candidata da esquerda, Professora Liliam (PT), somou 7,5% das intenções de voto. 7,1% dos entrevistados votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 4,3% não sabe ou não respondeu.
No cenário espontâneo, Renato Silva também é o mais citado entre os candidatos, com 21,6% das intenções de voto. Edgar Bueno soma 12,4%, Marcio Pacheco totaliza 12,4% e a Professora Liliam tem 5%. Sem serem apresentados os nomes dos concorrentes, os indecisos somam 39,4%. Os que preferem o voto branco, nulo ou em nenhum dos candidatos são 5,9%.
A pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-02420/2024 e entrevistou 680 eleitores pessoalmente entre 16 e 19 de setembro. Ela tem grau de confiança de 95% e margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
Rejeição
A pesquisa também questionou os participantes sobre o candidato em que não votariam de jeito nenhum. Professora Liliam foi a mais citada, com rejeição de 40,4%. Na sequência, estão Edgar Bueno (29,9%), Marcio Pacheco (19,9%) e, por fim, Renato Silva (15%). 4% dos entrevistados disse que poderia votar em todos os candidatos e 4,9% não sabia ou não respondeu.
Aprovação da gestão atual
Outro tópico investigado pelo levantamento foi a aprovação da atual gestão, de Leonardo Paranhos (PODE) – o que pode estar contribuindo para o crescimento de Renato Silva na disputa deste ano. Ao todo, 82,1% dos entrevistados afirmaram aprovar a gestão, enquanto 15% desaprovam e 2,9% não sabem ou não opinaram.
Para 40,9% dos participantes, a gestão pode ser considerada ótima, enquanto 33,1% consideram-na boa. O mandato do atual prefeito foi regular para 16,2%, ruim para 3,2% e péssimo para 4,7%. 1,9% dos entrevistados não sabia responder ou não opinou.