No sábado (21), foi comemorado o Dia da Árvore e o Instituto Água e Terra (IAT) marcou o dia com uma série de ações: um bosque, uma cápsula do tempo e 50 mil mudas de árvore distribuídas.
A pedagoga do Instituto Água e Terra (IAT), Angela Panizzi, idealizou o projeto “Agente do Meio Ambiente – Ambiente da Gente”, que levou à criação de um bosque para os funcionário do instituto. O espaço fica no viveiro florestal de São José dos Pinhais e já recebeu as primeiras mudas.
Denúncia anônima gera multa de R$ 416 mil por desmatamento ilegal no Noroeste
Os funcionários do escritório regional do IAT de Curitiba, responsável pela Região Metropolitana, plantaram mudas com seus nomes. Eles terão de cultivar, cuidar e fazer florescer as suas próprias mudas no bosque.
A criação do bosque faz parte de uma ação a nível regional, que distribuiu 50 mil mudas através das 21 regionais do IAT. As mudas são de espécies nativas do Paraná.
Cápsula do tempo
Outra iniciativa em prol do Dia da Árvore foi a selagem de uma cápsula do tempo contendo a carta da sustentabilidade para as gerações futuras, redigida por membros do Instituto Água e Terra. Essa cápsula deverá ser aberta em 2030. O texto da carta lembra as pessoas que abrirão a cápsula sobre a importância da continuidade ao trabalho de preservação da natureza, com um pedido especial para façam parte desse enfrentamento ambiental.
“Um ato cheio de simbolismo, mas que pode significar a continuidade desse trabalho que estamos começando agora”, destacou Angela.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.