O grupo Vozes de Angola vai se reunir neste domingo (1º de setembro), no Memorial de Curitiba, para o show Twapandula. O nome do show tem origem na língua Umbundo, e significa “gratidão ou obrigado ou nós agradecemos”. A apresentação começa às 10 horas e a entrada é franca.
“Estamos numa turnê de circulação para agradecer a todos que nos ajudaram em nossa história. Depois de tanto tempo, nós temos outras atividades, outros projetos, outras intenções. Tem gente que já não mora mais em Curitiba. Então, precisamos dizer a todos: ‘muito obrigado’”, disse o cantor e tecladista Jacob Cachinga, que também é professor de Educação Física e trabalha na área de Educação do Instituto Futebol de Rua.
“Desde que chegamos ao Brasil, sempre fomos muito bem acolhidos pelo povo brasileiro e especialmente paranaense e curitibano. Por isso, o show é Twapandula”, destaca outra integrante do grupo, a vocal Isabela D’Leonn.
Ela ainda confirma que os objetivos individuais agora são outros. “Estamos encerrando essa jornada por motivos pessoais, mesmo. Muitos de nós nunca voltaram para Angola, por exemplo. Alguns de nós, como eu, o Rui, a Delfina e outros nunca mais vimos nossos familiares. Outros já constituíram família e não poderiam ficar viajando para apresentações. Então, chegamos à conclusão de alçar novos voos”, complementa.
O encontro propõe apresentar um repertório que mistura cantigas folclóricas em dialeto africano, música popular brasileira, canções em inglês, espanhol, hebraico, gospel e composições autorais, cantadas à capela ou com o acompanhamento de teclado, violão e percussão.
O Vozes de Angola é composto por jovens angolanos deficientes visuais e teve origem em 2001, em Curitiba, no Instituto Paranaense de Cegos, instituição que os acolheu até 2010. Na época o grupo era denominado Pequenos Cantores de Angola.
Refugiados da guerra civil que assolou seu país por mais de três décadas, vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida e, em 2015, depois de uma forte campanha, conseguiram o visto permanente. Hoje, jovens adultos, alguns já concluíram curso superior e especializações em diversas áreas.
Esse show dá continuidade a uma série de eventos que estão sendo realizados como despedida do grupo e será uma celebração, uma forma de agradecer a cidade de Curitiba pela acolhida, oportunidades, solidariedade, afeto e todo aprendizado acadêmico, cultural e moral recebidos pelo grupo. Em 22 anos, foram muitos eventos, festivais, entrevistas e apresentações e os integrantes também compartilham com o público sua história de vida e motivam aos presentes com seu talento e exemplo de superação.
Serviço:
Twapandula – Vozes de Angola
Data: 1º/09/2024 – domingo
Horário: 10h
Local: Memorial de Curitiba – R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco, Curitiba
Entrada franca