O cenário de acirramento da disputa pela Prefeitura de Cascavel, que já se desenhava durante a pré-campanha, foi confirmado pela pesquisa realizada pelo Instituto IRG por encomenda da Band Paraná divulgada na noite desta quinta-feira (22) – a primeira desde o início oficial da campanha.
O vice-prefeito Renato Silva (PL) aparece na liderança, com 28,5% das intenções de votos em respostas estimuladas – quando os candidatos são apresentados aos entrevistados –, mas fica tecnicamente empatado com Edgar Bueno (PSDB), que tem 26%, e Marcio Pacheco, que tem 22%. A margem de erro do levantamento é de 4%.
A candidata que representa a esquerda, Professora Liliam (PT), tem 8,5% das intenções de votos – percentual igual ao de entrevistados que disseram não saber em que votar ou optaram por não responder. Brancos, nulos e aqueles que não optariam por nenhum dos candidatos somam 6,5%.
O cenário é semelhante ao da pesquisa espontânea – com a diferença que, sem a apresentação dos candidatos, 49,2% dos eleitores disseram não saber em quem votar ou optaram por não responder. Renato Silva vem em primeiro, com 13,3%, seguido de Edgar Bueno e Marcio Pacheco, cada um com 11,5%. Professora Liliam aparece com 4,3%.
Os entrevistados que optariam por votar branco e nulo ou por não votar em nenhum dos candidatos somaram 6,5%. Outros nomes citados por quem respondeu à pesquisa totalizaram 3,5%.
Candidato da situação tem a menor rejeição
No atual panorama, o que parece pesar a favor de Renato Silva é o menor índice de rejeição entre os candidatos: 11%. Na outra ponta está Edgar Bueno, com 26,3%, seguido da Professora Liliam, com 24%. Marcio Pacheco aparece com 13,8%, próximo do índice dos que preferiram não responder ou não sabiam (13,2%) e dos que responderam “nenhum, branco ou nulo” (11,7%).
Metodologia
Para o levantamento, registrado no TSE sob o número PR-03145/2024, o IRG ouviu 600 eleitores em Cascavel entre os dias 17 a 20 de agosto de 2024. A pesquisa tem um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 4% para mais ou para menos.