Eduardo Pimentel (PSD) lidera a corrida eleitoral, de acordo com a pesquisa da Radar Inteligência/Potal Banda B, divulgada nesta quinta-feira (22), a primeira realizada e divulgada desde o início oficial da campanha.
O vice-prefeito, que tem apoio tanto do prefeito Rafael Greca quanto do governador Ratinho Jr. tem 25,1% das intenções de voto em respostas estimuladas – ou seja, quando os nomes são apresentados aos entrevistados –, destacando-se dos demais candidatos por cerca de dez pontos percentuais, tendência que já havia sido apontada em levantamento de junho.
Ainda assim, o cenário segue indicando segundo turno, embora o segundo lugar ainda esteja em disputa. Três candidatos aparecem empatados tecnicamente, conforme a pesquisa, que tem 3,5% de margem de erro: Ney Leprevost (União), com 15,7% das intenções de voto, Luciano Ducci (PSB), com 13,8%, e Roberto Requião (Mobiliza), com 12,6%.
Maria Victoria (PP) vem em seguida, com 5,4% das intenções de voto e Luizão Goulart (Solidariedade) aparece com 5%. Cristina Graeml (PMB), que se mantém na corrida enquanto a Justiça Eleitoral analisa a questão da dissolução do diretório estadual e municipal do PMB – esta semana, a Procuradoria Geral Eleitoral deu parecer favorável à restituição do diretório do Paraná –, tem 3,7%.
Andrea Caldas (PT) aparece com 1,2%, enquanto Felipe Bombardelli (PCO) e Samuel de Mattos (PSTU) têm 0,5% cada. 6,3% dos entrevistados optaram por não escolher um dos nomes disponíveis, votar branco ou anular o voto, enquanto 10,2% afirmaram não saber ou optaram por não opinar.
Espontânea ainda aponta descolamento do eleitorado
As respostas espontâneas sobre a intenção de votos dos curitibanos ainda revela que os eleitores da capital não estão envolvidos com o processo eleitoral – e que os candidatos precisam se esforçar mais para chegar a eles. Ao todo, 71,9% dos entrevistados não sabia ou preferiu não escolher um candidato.
Ainda assim, da pré-campanha para cá, Pimentel conseguiu crescer e é apontado como o candidato de por 11% dos entrevistados. Confira os resultados:
- Eduardo Pimentel (PSD): 11 %
- Ney Leprevost (União): 3.8 %
- Luciano Ducci (PSB): 3,2%
- Roberto Requião (Mobiliza): 2,7%
- Maria Victoria (PP): 2,7%
- Luizão Goulart (Solidariedade): 2,5%
- Cristina Graeml (PMB): 2,2%
- Andrea Caldas (PSOL): Não pontuou
- Felipe Bombardelli (PCO): Não pontuou
- Samuel de Mattos (PSTU): Não pontuou
- Nenhum/branco/nulo: Não pontuou
- Não sabe/não opinou: 71,9%
Rejeição
A pesquisa também questionou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os maiores índices de rejeição foram registrados para figuras que já ocuparam cargos do executivo estadual ou municipal, como Requião (27%) e Ducci (14,1%). Confira os resultados:
- Roberto Requião: 27%
- Luciano Ducci: 14,1%
- Ney Leprevost: 8%
- Maria Victoria: 7,9%
- Eduardo Pimentel: 6,7%
- Luizão Goulart: 3,9%
- Cristina Graeml: 3,4%
- Professora Andrea Caldas: 2,3%
- Felipe Bombardelli: 2,2 %
- Samuel de Mattos: 1,9%
- Não sabe/não opinou: 23,6%
Metodologia
A pesquisa realizada pela Radar Inteligência e encomendada pelo Portal Banda B entrevistou 816 pessoas de 16 a 24 anos entre os dias 19 e 21 de agosto. Registrada sob o número 03410/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela possui grau de confiança de 95,5%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos.