Segunda maior cidade do Paraná em habitantes e número de eleitores, Londrina também está em segundo no que diz respeito ao número de candidatos oficialmente concorrendo à prefeitura, em relação às dez maiores do Estado. São sete – três a menos do que Curitiba e Araucária, e a mesma quantidade que Foz do Iguaçu.
Reeleito com facilidade em 2020, o atual prefeito Marcelo Belinati (PP) está apoiando a candidatura da secretária municipal de educação Maria Tereza de Moraes (PP), a Professora Maria Tereza, que compõe chapa pura com Eduardo Tominaga. Ela ocupa o cargo de secretária da educação desde o primeiro mandato de Belinati, além de ter exercido a mesma função no município de Ourinhos, em São Paulo.
Tominaga, por sua vez, é vereador e líder do governo na Câmara. A chapa é apoiada pelo Podemos.
Mesmo com o apoio do prefeito, a Professora Maria Tereza aparece em quarto na pesquisa mais recente, da Radar Inteligência, divulgada em 16 de agosto – e empatada tecnicamente com outros três candidatos: Barbosa Neto (PDT), Coronel Villa (PSDB) e Tercilio Turini (MDB). Todos eles estão atrás do deputado estadual e candidato do governador Ratinho Jr., Tiago Amaral (PSD).
Conforme o levantamento, Amaral se mantém na liderança, posição em que está desde a pré-campanha, com 23,9% das intenções de voto. A situação é bastante diferente daquela enfrentada por ele em 2020, quando concorreu à prefeitura pela primeira vez e ficou em quinto lugar. Mas ainda não significa que a disputa será tranquila – como também não foi aquela para se tornar o representante do governador no pleito. A tendência, aliás, é de segundo turno.
Empatados tecnicamente
O bolo dos que estão, neste momento, empatados tecnicamente é liderado pelo jornalista, ex-deputado (estadual e federal) e ex-prefeito Barbosa Neto (PDT; 16,2%).
A apenas 3,9 pontos percentuais de distância de Amaral, conforme a pesquisa da Radar, ele compõe chapa com seu colega de partido e empresário Yukio Marubayashi. Eleito prefeito em 2009, Barbosa Neto chegou a ter seu mandato cassado em 2012, mas, depois de sua defesa recorrer à Justiça, o decreto de cassação foi anulado em 2022. A chapa tem apoio da Federação PSOL/REDE e do Mobiliza.
Neste grupo também está o Coronel Villa (PSDB), da Polícia Militar, com 13,6%. Disputando uma eleição pela primeira vez, Villa tem como vice o também tucano José Roberto Hoffmann e concorre com o apoio do Cidadania.
Além deles, há o deputado estadual Tercilio Turini (10,8%), que escolheu voltar ao MDB, partido em que iniciou sua carreira político-partidária, para ampliar suas chances de concorrer ao pleito. Antes, Turini integrava o PSD, que tinha um amplo rol de pré-candidatos e acabou optando por Tiago Amaral para a disputa.
Diego Garcia e Isabel Diniz
A lista dos que almejam chegam à prefeitura de Londrina ainda tem outros dois nomes, Isabel Diniz (PT) e Diego Garcia (Republicanos).
Advogada e educadora parental, Isabel representa a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), que optou por manter uma candidatura própria mesmo diante da alta rejeição do partido na cidade. Sua vice, Márcia Bastos de Almeida, foi indicada pelo PC do B e é a atual presidente da sigla em Londrina.
Diego Garcia, que está em seu terceiro mandato como deputado federal, tem a empresária Hérika Galli, também do Republicanos, como candidata a vice.
Sobre a pesquisa
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº PR-08144/2024, a pesquisa realizada pela Radar Inteligência divulgada em 16 de agosto entrevistou pessoalmente 692 eleitores de Londrina entre os dias 12 e 13 de agosto de 2024. A amostragem da pesquisa prevê grau de 95,5% de confiança, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.