De acordo com balanço publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a primeira etapa da força-tarefa de vacinação nas escolas estaduais e municipais aplicou 86.121 doses de vacinas entre os dias 5 e 16 de agosto.
A vacinação é realizada com a autorização dos pais ou responsáveis, mediante a assinatura de um termo de consentimento. Antes de cada aplicação, as equipes de saúde revisam a carteirinha do estudante para identificar quais vacinas ele poderá tomar. Com essa ação, a força tarefa também revisou 197.185 carteirinhas de vacinação.
Durante essa primeira fase, a vacinação foi realizada em 947 escolas estaduais, o que representa 45,31% das unidades. Outras 515 escolas estaduais já têm a vacinação agendada. Nas escolas municipais, a imunização foi concluída em 1.769 unidades, com outras 684 escolas já agendadas, atingindo um total de 2.453 (47,65%).
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a vacina também ajuda a garantir a presença escolar.
“Aluno doente é aluno ausente. Sabemos que, muitas vezes, doenças infecciosas podem levar a ausências, impactando o aprendizado dos alunos ou comprometendo a saúde dos demais estudantes. Vacinar reduz o risco de surtos e, consequentemente, a necessidade de faltar às aulas”, afirmou.
Com informações da Agência Estadual de Notícias