Um avião da companhia aérea Voepass, antiga Passaredo, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo caiu no município de Vinhedo, interior de São Paulo, no começo da tarde desta sexta-feira (9). A aeronave, um turboélice ATR 72-500 decolou de Cascavel, no Oeste do Paraná, e tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que serve a capital paulista.
A informação foi confirmada pela companhia aérea por meio de suas redes sociais. A Voepass informou ainda que não tem mais informações das causas do acidente. Na manhã de sábado (10), foi confirmado que nenhuma das 62 pessoas a bordo do avião sobreviveu – veja aqui a lista de vítimas. A empresa disponibilizou o número 0800-941-9712 para atendimento aos familiares dos passageiros.
Imagens publicadas na internet mostram o avião rodopiando no ar sem controle antes da queda. O acidente ocorreu em uma região com casas e ainda não há informações sobre possíveis vítimas em solo. Outros vídeos mostram o que parece ser um quintal de uma casa em chamas após a ocorrência.
O ATR 72-500 da Voepass tinha o prefixo PS-VPB e só nesta sexta já tinha realizado três voos. A aeronave tem 14 anos e Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 2026. A decolagem de Cascavel rumo a Guarulhos ocorreu com atraso de 18 minutos em relação ao previsto, que era 11h40. A chegada na capital paulista era prevista inicialmente para as 13h50.
A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), já estão acompanhando a ocorrência, assim como as forças de segurança de São Paulo.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, decretou luto oficial de três dias no Estado pelo acidente. Ele também prestou condolências às famílias das vítimas.
“É um dia triste. Todo acidente aéreo é uma fatalidade que choca todo mundo por não estar dentro da normalidade. Ainda há pouca informação sobre as vítimas que estavam no avião, mas quero deixar minha solidariedade às famílias”, disse ele.
“O povo do Paraná abraça a cidade de Cascavel. Que Deus conforte amigos e familiares das vítimas desse trágico acidente. Estamos colocando todas as nossas forças à disposição para ajudar”, completou o governador.